Após meses de restauração meticulosa, a Villa Santo Aleixo, importante patrimônio tombado de Taubaté, foi oficialmente reaberta ao público em uma cerimônia nesta quarta-feira (16), com investimento de R$ 3.521.971,90, sendo R$ 649.141,85 oriundos do Governo do Estado via Fundo Estadual de Defesa de Interesses Difusos (FID)
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Localizado no coração do centro, junto à Praça Santa Terezinha, o casarão restaurado agora abriga uma dinâmica estrutura cultural: salas para economia criativa, apoio turístico, leitura, exposições e oficinas da escola do trabalho. Os jardins externos receberam bancos e áreas de convivência, promovendo acessibilidade e acolhimento para a comunidade.
Clique aqui e confira fotos da cerimônia de reabertura
A entrega do espaço contou com a presença do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, acompanhado do secretário-executivo Raul Christiano, do prefeito Sérgio Victor, demais autoridades e público. A programação inaugural incluiu apresentações da mezzo-soprano Mere Oliveira, da Orquestra de Câmara do Centro Cultural, do Balé da Cidade de Taubaté e da Famuta.
Iniciadas em abril de 2023, as obras priorizaram a recuperação de paredes, pisos, esquadrias, coberturas, pinturas, instalações elétricas, sistema de prevenção contra incêndios e reforços estruturais. A iniciativa beneficiou tanto a conservação do patrimônio municipal — tombado desde 1985 e reconhecido pelo Condephaat em 2017 — quanto a revitalização do centro histórico, estimulando turismo cultural e economia criativa no município.
A reabertura da Villa Santo Aleixo representa mais que um restauro arquitetônico: é um movimento estratégico de fomento cultural e social em Taubaté, que alia preservação histórica e inovação comunitária. Ao transformar o casarão em um polo multifuncional, o poder público reforça o compromisso com o patrimônio e a democratização do acesso à cultura — inaugurando uma nova fase do centro da cidade.
Câmara aprova urgência para exame obrigatório de médicos
Projeto prevê exame de proficiência como condição para registro de médicos
Moraes restabelece aumento do IOF, mas barra cobrança sobre risco sacado
Ministro do STF valida decreto de Lula em sua maior parte, mantendo novos impostos
Incêndio devasta palco principal do Tomorrowland na Bélgica
Fogo atinge estrutura cenográfica icônica em Boom
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.