Alunos

20 anos de um dos maiores filmes da história

Confira mais um texto participante do Meon Jovem

image

Escrito por Giovana Lion Almeida Dezembro

02 MAI 2024 - 13H53 (Atualizada em 16 MAI 2024 - 09H46)

Divulgação

Há exatamente 20 anos, no dia 4 de junho de 2004, era lançado um novo filme de uma das maiores sagas da história do cinema. Com uma bilheteria de mais de 804 milhões de dólares, “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban" foi exibido sob uma grande euforia de muitos fãs do bruxinho. Apesar disso, não foi poupado de diversos protestos e manifestos contra sua história.

O filme e livro favoritos de muitos jovens, “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, retrata o terceiro ano do menino e seus fiéis amigos que sobreviveram à escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Isso com uma grande ameaça rondando as paredes da escola.

Sirius Black é o grande causador da trama de terror no filme, após sua fuga da prisão mais segura do mundo bruxo, onde passou doze anos. Ele volta para se vingar de seu “mestre”, o Lord Voldemort. Esse filme, considerado maravilhoso por muitos, causa suspense do início ao fim, e comove o espectador com toda a trama familiar que é desenvolvida ao longo da história.

Divulgação
Divulgação


A responsável por esse sucesso é Joanne Rowling, também conhecida como J.K. Rowling, uma escritora, roteirista e produtora cinematográfica britânica, responsável pela grande saga Harry Potter, que em 26 de junho de 1997 impactou o mundo inteiro ao lançar sua obra nas telonas. Começando as exibições por Londres, quando o primeiro romance da franquia “Harry Potter e a pedra filosofal” inaugurou a série.

Divulgação
Divulgação


Após o fim da franquia, em julho de 2011, e com uma tentativa falha de continuação da saga, com o livro “Harry Potter e a criança amaldiçoada”, a escritora colocou um fim às aventuras do icônico personagem. A autora até escreveu outros livros, como o Ickabog, mas nenhum gerou tanto público como as aventuras do bruxo, e hoje em dia, ela atua ajudando vítimas de abuso sexual.

A criadora da série tornou-se uma grande defensora das mulheres vítimas de abusos, voltada principalmente para escocesas na faixa etária de 16 anos. Mesmo com uma pressão mundial de seus fãs, não há sinais de que ela volte a produzir algo sobre a famosa coleção.

Apesar de ter se tornado uma celebridade, J.K. Rowling, a autora desta grande saga, se envolve sempre em grandes polêmicas. Como por exemplo, sendo transfóbica ao criticar o apoio dos atores de seus filmes a essa comunidade. O que acabou gerando intrigas e a oposição dos fãs às suas obras.

A saga do grande bruxo exerce grande influência no dia a dia de jovens do mundo inteiro desde seu lançamento. Segundo professores de química, por exemplo, a história do Harry Potter ajuda no ensino e no entendimento da matéria, já que muitos jovens estão ligados a esse fantástico mundo da magia trazido pela saga. Então, as escolas passaram a fazer uma analogia deste universo mágico com o mundo real, o que tem ajudado dentro das salas de aula.

Mesmo essa série tendo sido ovacionada pelo mundo inteiro, a franquia também foi muito condenada e gerou diversos ataques por parte dos conservadores em várias partes do planeta. Como por exemplo, a queima de livros da saga na Polônia, onde exemplares foram incinerados por uma fundação católica.

Divulgação
Divulgação

A rejeição também afetou as famílias, pois muitos pais proibiram o contato de seus filhos com a história, alegando ser uma coisa do mal, e que desvirtuaria os valores familiares e religiosos. Quando na verdade a saga ensina muito sobre os efeitos devastadores do bullying e salienta a importância do amor, da união, da tolerância ao que é diferente, saber lidar com perdas e enfrentar seus medos.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
image
Giovana Lion Almeida Dezembro

9º ano do ensino fundamental II - Instituto Alpha Lumen - SJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.