Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, conhecido como Tom Jobim, completará, em dezembro de 2024, 30 anos de sua morte.
Tom Jobim consolida-se como o músico brasileiro de maior fama no exterior. Como prova disto, em setembro de 1967, bebendo em Ipanema, Jobim é informado de um homem ao telefone querendo contatá-lo. O homem tratava-se de Frank Sinatra, considerado um dos maiores artistas da história. Este desejava gravar um álbum com Tom Jobim, álbum que levou a música brasileira para o mundo, juntamente da voz de Tom. O hit que carrega Tom Jobim ao mundo é “Garota de Ipanema”, uma das músicas mais gravadas da história.
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nasceu no Bairro da Tijuca, no Rio de janeiro, em 1927. Filho de um diplomata e de uma professora. Tom é beneficiado com uma educação acadêmica e musical valiosa, apesar da prematura morte de seu pai em 1935. Ainda na infância, Jobim muda-se para o bairro de Ipanema, na zona sul da cidade do Rio, onde começa o desenvolvimento de suas capacidades musicais, incentivado por seu padrasto, tendo como forte inspiração em seu conterrâneo Heitor Villa-Lobos, notória personalidade da música brasileira. Tom começa a estudar piano, seu instrumento principal, ainda na juventude.
Tom comenta em uma de suas entrevistas quase desistiu do piano “achava que piano era coisa de menina”. Por incentivo de seu padrasto, porém, não desistiu. No início da idade adulta, começa a sobreviver através da música, tocando piano em bares e locais de lazer na zona sul do Rio de janeiro. Nesta época Tom enfrenta dificuldades em se sustentar. “competia contra o aluguel”, disse ele numa entrevista à rádio AM JB, em 1977.
O evento que impulsiona a carreira de Tom Jobim é sua parceria notória com o poeta Vinícius de Moraes, que o contrata, incialmente, para realizar a trilha sonora de sua peça “Orfeu da Conceição”, que se tornou uma das obras mais importantes do teatro brasileiro. A partir deste momento Tom começa a viver em estúdios, realizando gravações com o músico Norte-Americano Stan Getz e o músico brasileiro João Gilberto. Tom Jobim é, rapidamente, chamado a realizar gravações no exterior, vindo a residir em Nova Iorque.
Uma das mais notórias gravações foi realizada em parceria com o músico Frank Sinatra, o maior expoente da música americana de sua época. A música e o piano de Tom Jobim representam uma grande realização para a música brasileira e internacional. Tom Jobim morre aos 67 anos, no hospital Monte Sinai, em nova Iorque, em decorrência de duas paradas cardíacas, no ano de 1994.
Atualmente, quase 29 após sua morte, seu legado global jamais se extinguiu. Jobim é, sem dúvidas, um dos mais reconhecidos artistas da música moderna, cabendo à sociedade preservar e manter seu legado imortalizado, como legado global. Tom Jobim conta com gravações juntamente de Ella Fitzgerald, Charlie Byrd, Stan Getz, Frank Sinatra, Anne Winehouse, Madonna, Cher, Sinnead O’Connor entre muitos outros artistas. Jobim conta com o 2º álbum mais vendido do mundo no ano de 1967, em “Francis Albert Sinatra and Antônio Carlos Jobim”, competindo com Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.