Alunos

5 de maio: o dia da Língua Portuguesa

ANA CLARA FONSECA (1) (Arquivo Pessoal)

Escrito por Ana Clara Fonseca

05 MAI 2021 - 11H27

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira image (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

 A Língua Portuguesa é a 9° língua mais falada em todo o mundo, conta com aproximadamente 260 milhões de falantes espalhados por nove países em três continentes diferentes. Visto a grande influência que ela tem no mundo, a Unesco ratificou o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, para celebrar a pluralidade como valor indenitário de tantas pessoas. O português brasileiro conta com 120 mil verbetes na enciclopédia do Aurélio, enquanto o português falado em Portugal conta com 70 mil verbetes no dicionário da Academia de Ciência de Lisboa, assim percebe-se a variedade linguística do Português.

A origem do português falado nos nove países que atualmente tem a língua como adstrata é a mesma: o Latim, que teve sua origem na região do Lácio (atual cidade de Roma). Conforme os povos eram dominados pelos romanos eles eram obrigados a largar a sua língua e aderirem ao Latim. Como ficavam vestígios da língua natal o Latim sofreu transformações no discurso que deram origem as línguas neolatinas, porém o Latim escrito continuou o mesmo. Conforme as modificações do Latim novas línguas foram surgindo, entre elas o Galego, Catalão e Castelhano.

Naquela época, quase toda a Península Ibérica falava Galego que foi se espalhando também para o Sul, e com o Tratado da União Ibérica, o Galego se misturou ao espanhol e formou o português que se tornou a língua oficial de Portugal. Quando os portugueses vieram colonizar o Brasil. Os jesuítas ficaram responsáveis por catequizar e ensinar o português aos já moradores do Brasil, foi a partir do Tupi falado pelos indígenas, do português falado em Portugal e posteriormente dos africanos trazidos ao território brasileiro, para serem escravizados por mais de trezentos anos, que o português como é falado hoje em dia no Brasil nasceu, com modificações ao longo do tempo de acordo com as necessidades dos falantes.

 Devido à mistura de tantas línguas e tantas transformações que a nossa língua passou para ficar como é conhecida hoje, a língua portuguesa é considerada uma das línguas mais difíceis de se falar no mundo todo e por ser uma língua ativa, ainda hoje incorpora-se palavras novas ao vocabulário, como tweet, clonagem computador e tantas mais que surgiram com a necessidade de habitações devido as novas tecnologias.

Escrito por
ANA CLARA FONSECA (1) (Arquivo Pessoal)
Ana Clara Fonseca

1º ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.