O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o texto que garante ao passageiro o direito de embarcar com uma bagagem de mão e despachar uma mala de até 23 kg sem cobranças adicionais em voos domésticos. A medida também vale para voos internacionais operados em território nacional.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O relatório final do deputado Neto Carletto (Avante-BA) previa inicialmente apenas a gratuidade da bagagem de mão, mas um destaque aprovado em plenário ampliou o benefício para incluir o despacho gratuito de uma mala. O texto-base foi aprovado de forma simbólica, com voto contrário apenas do partido Novo.
Por 361 votos a 77, os deputados decidiram incluir a gratuidade da bagagem despachada, enquanto a bagagem de mão gratuita foi confirmada para volumes de até 12 kg, além de um item pessoal de pequeno porte — como mochilas ou bolsas. Caso o espaço no bagageiro não seja suficiente, o volume poderá ser transportado gratuitamente como bagagem despachada.
O projeto de lei, de autoria do deputado Da Vitória (PP-ES), foi apresentado no início de outubro após discussões sobre possíveis cobranças por bagagens de mão por parte das companhias aéreas.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a aprovação é uma resposta à população sobre o aumento de custos das passagens aéreas. “É um recado de que não compactuaremos com aumentos de custos em uma realidade em que o brasileiro não aguenta mais pagar tão caro pelas passagens”, declarou.
Volta garantida e assento sem taxas
Além da gratuidade das bagagens, o plenário também aprovou, por 445 votos a 10, a vedação ao cancelamento do trecho de volta caso o passageiro não embarque no trecho de ida. Outra mudança proíbe a cobrança adicional pela marcação de assento padrão.
As duas medidas também se aplicam a voos domésticos e internacionais operados em território nacional.
São Paulo sedia Mundial de Clubes de Vôlei Feminino após 31 anos
Competição ocorre de 9 a 14 de dezembro com 8 equipes
Dia do Fóssil em Tremembé terá palestra de paleontólogo ganhador do Prêmio Jabuti
Evento gratuito dia 31 de outubro contará com o professor da USP, Luiz Eduardo Anelli
Tarcísio diz que eleição de Lula em 2026 'ainda não está ganha'
Governador de São Paulo deu declaração em evento com empresários
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.