Alunos

A Discriminação no Esporte

Confira mais um texto participante do Meon Jovem

Foto Pedro

Escrito por Pedro Oliveira Santos

30 JUN 2023 - 13H34 (Atualizada em 30 JUN 2023 - 13H40)

Divulgação/CBF

O esporte é extremamente importante para o planeta, isso todos nós temos que concordar. Há legiões de fãs de todos os esportes por todo o mundo, é uma ótima forma e atividade física, deixa as pessoas mais felizes etc… O problema é que, no esporte, deveríamos esquecer as diferenças e respeitar um ao outro, mas a discriminação no esporte vem crescendo cada vez mais. E infelizmente, em muitos lugares não é feito nada contra os discriminadores, encorajando cada vez mais essa ação.

Não são apenas os torcedores que cometem esse ato, algumas celebridades e até jogadores fazem isso! Alguns exemplos são: Pedro Bravo, o presidente da associação espanhola de empresários de jogadores, falou que Vinicius Jr., atleta de futebol do Real Madrid, “deveria parar de fazer macaquice” durante o programa “El Chiringuito”, sendo claramente um ataque racista contra o jogador. Outro exemplo: durante a partida entre Valencia e Real Madrid, a torcida do Valencia começou a chamar Vini Jr. de mono (macaco em espanhol) e, após a partida, Gabriel Paulista, jogador do Valencia, fez um post agradecendo a torcida pela presença naquele jogo e ele teve outras falas que apoiavam a atitude da torcida, uma clara falta de respeito e de vergonha.

Mas a discriminação no esporte não se prende apenas ao futebol. No basquete, o falecido ex-jogador Wilt Chamberlain, ídolo no Boston Celtics, chegou a marcar 100 pontos em uma partida pelo Boston Celtics. Mesmo assim, fora de quadra, ele sofria racismo pelos próprios torcedores e outras pessoas. Isso mostra que a discriminação cega as pessoas sobre o que alguém realmente é, mas as autoridades de muitos desses lugares não fazem nada contra isso.

Nós precisamos criar medidas contra isso. Primeiro, todo tipo de discriminação deveria ser punido, as mais leves com multas, e as mais pesadas com prisão. Se as torcidas fizerem isso, o clube deve ser primeiro punido com multas realistas, depois com portões fechados, e depois com perda de pontos (se for em um campeonato de “mata-mata”, ao invés de ser perda de pontos deveria ser desclassificação). Se famosos cometerem esse ato, eles devem ser igualmente punidos, deve-se criar campanhas contra atos discriminatórios por todo o mundo. Isso tudo para desencorajar esses atos tão ruins para a nossa sociedade.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por:
Foto Pedro
Pedro Oliveira Santos

7º ano do ensino fundamental - Colégio Moppe - SJC

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.