Por Manuela Yumi e Maiara Akemi | Colégio Luce Prima Em Alunos Atualizada em 18 AGO 2020 - 12H01

A importância das abelhas para a humanidade

Você tem medo que as abelhas te piquem? Já quis que elas deixassem de existir? Saiba o porquê disso ser mais perigoso que a própria picada

Por que a extinção desses insetos é tão preocupante para todos? Só por causa do mel? De fato, as abelhas produzem mel, e apesar de serem muito conhecidas por isso, sua principal função é a polinização, já que ela garante grande parte de nosso alimento.

Imagine como seria o mundo sem as frutas e vegetais, ou até sem carnes. Do que você iria se alimentar? De doces? Bom… Isso não seria possível, já que a falta da polinização não afeta somente nossa oferta de alimentos.

Sem a polinização, aconteceria um colapso em diversas partes da teia alimentar, principalmente com os produtores. Sem eles, o oxigênio provavelmente acabaria ou simplesmente seria insuficiente para a humanidade, assim, toda a raça humana e os animais seriam extintos.

Para ter uma ideia, existem muitos filmes e séries que falam sobre isso, como o episódio "Odiados pela nação", de "Black Mirror", que mostra um futuro com uma abelha robótica, ou o filme "Mel que mel", que conta como, em 15 anos, mais da metade das abelhas desaparecerão da Terra.

Mas o que está causando o risco de extinção dessa espécie tão importante?

O primeiro problema é o uso de agrotóxicos e pesticidas em plantações. Quando as abelhas vão polinizá-las, acabam sendo afetadas e correm diversos riscos, como a "Colony Collapse Disorder".

Isso é um problema muito grave, já que faz com que as abelhas esqueçam o local de suas colmeias e sua função (rainhas, zangões e operárias). Por serem muito dependentes da colmeia, isso leva a morte; assim, colmeias inteiras acabam sendo dizimadas.

Outro problema ocorre por causa do aumento da apicultura e pelo desrespeito às regras, principalmente a regra de 2 metros entre as colmeias de abelhas pequenas e de 4 metros das abelhas grandes. Com isso, muitas abelhas morrem, tanto por competição entre outras colmeias, quanto por má nutrição. 

Com isso, concluímos que as abelhas são muito importantes para o meio ambiente e que, sem elas, correríamos um grande risco de sermos vítimas de uma segunda extinção em massa.

Porém, há muitas maneiras de colaborar para evitar esse acontecimento. Primeiramente, você pode simplesmente evitar provocar as abelhas ou tocar nelas, já que isso é prejudicial tanto para você quanto para elas.

E, por fim, se você tem uma plantação, evite agrotóxicos ou pesticidas e tente optar por insumos biológicos, como a adubação verde ou o esterco.

Com supervisão de Nicole Almeida.

Apoio ao Talento:




Escrito por:
luceprima (Arquivo Pessoal )
Manuela Yumi e Maiara Akemi | Colégio Luce Prima

Alunas do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Luce Prima, em São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.