O mês do dia da mentira trará diversos grandes eventos. Teremos boas chances de observar Mercúrio a olho nu. Uma chuva de meteoros Líridas. No sul da América do Sul, um eclipse solar. Além disso, será o único mês do ano com duas Luas novas e por fim a Lua Rosa, completam os espetáculos celestes do mês.
O Dia Mundial da Astronomia é comemorado anualmente em 8 de abril. Nesta data, embora não reconhecida oficialmente, os astrônomos, planetários e observatórios de todo o muno se juntam para divulgar mais informações sobre astronomia.
16 de abril
Lua cheia ou "Lua Rosa"
Será um ótimo dia para se admirar a Lua, que ficará 100% iluminada. Esta Lua cheia é chamada de "rosa", por nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera. Porém, não quer dizer que nosso satélite estará da cor rosa; é somente uma metáfora. O melhor horário para observar é logo após o nascer do Sol, mostrando belas variações de tonalidade e aparentando estar ainda maior, devido ao efeito da refração atmosférica.
20 de abril
SpaceX e Nasa lançarão a missão Crew-4 para a ISS (Estação Espacial Internacional). A espaçonave Crew Dragon levará três astronautas da NASA e uma da Agência Espacial Européia. O foguete Falcon 9 decolará às 7h30 (Horário de Brasília) da plataforma no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
22 de abril
Chuva de Meteoros Líridas: ativa de 15 a 29 de abril (pico: de 21 a 23 de abril).
Entre 21 e 23 de abril, o brasileiro poderá ver a chuva de meteoros da Líridas. O fenômeno pode ser observado em todas as partes do céu e o pico de visibilidade deve ser no dia 23, quando a Lua estiver entrando na fase minguante de seu ciclo.
Ela acontece uma vez por ano. A chuva é causada por rastros de destroços e poeira do cometa Thatcher (C/1861 G1), descoberto em 1861. As Líridas são observadas pela humanidade desde 687 a.C., por astrônomos chineses, podem produzir até 100 meteoros por hora. Quanto mais ao Norte do país, mais chances de observar, visto que o fenômeno é mais intenso no Hemisfério Norte, É bem visível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. Basta procurar um local escuro e esperar atentamente. Eles serão visíveis a partir das 22h55. O horário para observação ideal é durante às 4h00, ficando ativa até o amanhecer.
O brilho da Lua em Quarto Minguante, além da poluição luminosa, pode prejudicar a observação. Segundo estimativas do site In the Sky, com um céu claro e sem poluição luminosa, será possível observar até 11 meteoros por hora no momento de pico.
23 de abril
Fase da Lua.
A Lua inicia a fase Minguante.
24 de abril
Planetas e Lua
Na mesma região do céu, a Lua e os planetas Saturno, Júpiter, Marte e Vênus poderão ser vistos ao mesmo tempo. (04h – 06h).
27 de abril
Planetas e Lua
A Lua e os planetas Júpiter e Vênus estarão em um posicionamento interessante: os três astros em conjunto parecerão um rosto, com os planetas formando os olhos e a Lua, uma boca aberta. (04h – 06h).
26 e 27 de abril
O Brilho de da Vinci ou a Luz Cinérea.
Esse fenômeno ocorre quando a parte escura da Lua se torna visível. Se você olhar a Lua, verá que o lado não iluminado pelo Sol apresentará um brilho tênue, causado pelo reflexo das nuvens de nosso planeta sobre a superfície lunar. Descrito pela NASA como um "brilho assustadoramente bonito", poderá ser visto nesta data.
29 de abril
Mercúrio é um planeta difícil de se ver, por estar muito próximo do Sol. Mas, nessa data o planeta estará o mais distante dele e poderá ser observado no momento do pôr do Sol.
Se direcione para o oeste, entre 17h15 e 18h15. Procure um brilho branco e fixo, perto do horizonte, acima do Sol. Mercúrio ainda poderá ser visto durante as duas semanas seguintes.
30 de abril
Eclipse solar parcial.
Quanto mais ao sul, mais fácil de se observar o fenômeno. Poderá ser bem observado em uma área bem pequena do Brasil. O ápice do eclipse acontece durante o pôr do Sol, por volta das 17h41 (horário de Brasília).
Planetas
Os planetas Júpiter e Vênus estarão muito próximos no céu, parecendo tão próximos que serão vistos como um único ponto. (04h – 06h30).
Lua
A "lua negra" é o contrário da "lua azul" e neste ano ocorrerá no dia 30 de abril. Enquanto a "lua azul" é a segunda lua cheia em um mesmo mês, a "lua negra" é a segunda lua nova. O nome é apenas uma metáfora; não haverá qualquer coloração diferente.
Não é possível ver a Lua nesse período, mas como a fase nova é a melhor para a observação de fenômenos astronômicos em todo o céu por conta da redução da luminosidade na atmosfera.
Quanto mais alto estiver e mais limpo for seu horizonte, sem construções ou luzes artificiais, melhor.
O cuidado com sua visão, um par de binóculos ou uma câmera com bom zoom ajudarão a deixar a observação mais interessante.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.