Jogos para computador e outros tipos de console são consumidos em grande quantidade todos os anos, mas nem sempre valorizamos o árduo trabalho por trás de sua criação, principalmente aqui no Brasil.
Trilha sonora, arte digital, personagens, história, cenários e jogabilidade são alguns dos tópicos base para o desenvolvimento de um game, que, apesar de movimentar milhões anualmente, muitas vezes não recebe devida valorização e apoio nos estágios iniciais de produção.
É por isso que sites como a Catarse são de extrema importância para esses criadores, permitindo que seus projetos sejam apoiados financeiramente pelo público, que pode escolher a quantia desejada para auxiliar um jogo a sua escolha.
Assim, apoiar um game é mais que apenas dinheiro, é investir em pessoas, em equipes e sonhos, para a criação de um produto com resultados incríveis e muitas vezes imersivo. Mas não se engane, é preciso valorizar não apenas produtos do exterior, mas também nossos próprios jogos nacionais.
O streamer e youtuber Rafael "Cellbit" Lange, por exemplo, é uma dessas pessoas que acredita fielmente no potencial brasileiro na criação de games. E é utilizando essa linha de pensamento que ele anunciou, neste sábado (17), a campanha de financiamento para o desenvolvimento de seu próprio jogo.
Ordem Paranormal: Enigma do Medo é um jogo de exploração e sobrevivência, com enigmas e uma profunda narrativa envolvendo o universo RPG. Nele, você controla Mia, uma detetive paranormal sempre acompanhada por Lupi, seu fiel e medroso cão, que juntos precisam enfrentar perigosas anomalias que assombram nossa realidade.
A campanha foi divulgada no site Catarse com um prazo de 60 dias para completar todas as metas estabelecidas, e apenas cinco horas após a publicação da página, o projeto alcançou seu primeiro objetivo: a arrecadação de R$ 500 mil, batendo a primeira meta para a criação do jogo base.
A Ordem Paranormal também conta com a parceira da Dumativa Game Studio, desenvolvedora responsável pelo projeto A Lenda do Herói, um jogo musical brasileiro de grande sucesso.
Sendo um jogo feito e apoiado por brasileiros, podemos ver a grande capacidade presente em nosso país para o desenvolvimento de produtos como esse. A valorização desses projetos faz com que verdadeiros artistas ganhem espaço para a realização de seus próprios jogos, com a qualidade tão boa quanto a de outros do exterior.
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.