Alunos

Gênero e sexo são a mesma coisa? Entenda a diferença

Embora muita gente os confunda, esses termos definem aspectos bem distintos de uma mesma pessoa

Foto Mariana Pera (Redes Sociais)

Escrito por Mariana Pera de Almeida

09 AGO 2022 - 16H04 (Atualizada em 09 AGO 2022 - 16H52)

Reprodução/(EN)CENA

Vivemos em uma era onde a informação é cada vez mais crescente e de fácil acesso, e, por isso, ninguém quer ficar de fora quando o assunto é respeito. Há muito tempo a questão da sexualidade deixou de ser apenas sobre o que é masculino e feminino, e passou a entender o que de fato se é: a busca pela realização dos desejos e a necessidade de ser livre.

Para não mais se confundir, vamos entender nesse mês do orgulho LGBTQIAP+, de maneira simplificada, qual a diferença entre identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico e expressão de gênero.

Identidade de gênero

Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Identidade de Gênero


Para entender a identidade de gênero, antes de tudo, é necessário esclarecer que suas ações enquanto indivíduo estão altamente ligadas a estereótipos impostos pela sociedade.

Por exemplo: quando alguém se identifica como mulher, é de saber que contextos machistas, como o papel de cuidar da casa, recairão sobre a pessoa. É como a questão do rosa e azul ser de menina e menino, respectivamente, ou como "homens não choram".

Todos os exemplos citados não estão atrelados a questões biológicas de adaptação, e sim a pré-conceitos já estabelecidos dentro da sociedade (que podem ser rompidos) e ensinados de geração para geração.

É interessante ressaltar que, quando tratamos de espécies animais diferentes do ser humano, não o chamamos por homem e mulher, e sim, por macho e fêmea, justamente por não se atrelar características e estereótipos humanos em outros animais, classificando-os pelo seu sexo biológico.

A identidade de gênero, logo, está atrelada a como alguém se vê no mundo e na sociedade, podendo se encaixar na binariedade (homem e mulher), ou nos mais outros diversos gêneros que existem dentro da não-binariedade.

Orientação sexual

Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Orientação Sexual


Apesar de mais simples, a orientação sexual ainda é motivo de muita confusão para aqueles que não entendem a diferença entre cada termo, e tendem assim, a confundir com o gênero.

A orientação sexual faz referência sim ao gênero, mas a aquele que a pessoa se sente atraída, seja física e/ou emocionalmente. Por isso, são classificados de maneira simplificada pelos termos heterossexual (atração pelo gênero oposto), homossexual (atração pelo mesmo gênero, como o caso de gays e lésbicas) e bissexual/panssexual (atração por todos os gêneros).

Atualmente, a atração também é dividida pelos aspectos sexuais (físicos) e românticos (emocionais), a fim de entender melhor os sentimentos. Se representássemos cada um como uma linha contínua, poderíamos afirmar que em uma extremidade está seu ponto máximo de atração, e, em seu oposto, a ausência (como o caso dos assexuais e arromânticos).

Sexo biológico

Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Sexo Biológico


O sexo biológico é considerado pela ciência como o conjunto de informações cromossômicas. Este é responsável pela identificação genotípica, a capacidade de reprodução, as características físicas marcantes - que diferenciam macho e fêmea - e os órgãos sexuais.

Em outras palavras, ele se refere às características biológicas de um indivíduo, sendo usado como desculpa para a transfobia.

Além das determinações ditas como macho e fêmea, existe a possibilidade de pessoas nascerem com ambas as características, chamadas de intersexo. É sempre importante ressaltar que, apesar de esse termo parecer semelhante ao "hermafrodita" (termo usado antigamente na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas), ele ainda é preferível pois não carrega atributos de estigma social.

Por isso, não podemos atrelar o sexo biológico com a identidade de gênero, em vista aos conceitos apresentados anteriormente sobre suas diferenças.

Expressão de gênero

Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Reprodução/Patriarcado, uma história para acabar
Expressão de Gênero


Apesar de ser um termo relativamente novo, a expressão de gênero é a forma que um indivíduo se expressa na sociedade: seu modo de falar, sua identificação nominal, roupas, cabelo e até mesmo a forma de gesticular e se portar em certas situações.

Ela pode ser considerada a forma que a pessoa manifesta socialmente sua identidade de gênero. Entretanto, é importante ressaltar que não há relação com o sexo biológico e não necessariamente aponta o gênero, a orientação ou a identidade.

A maioria das pessoas descrevem suas expressões de gênero como masculina ou feminina. No entanto, temos outras formas de expressão de gênero: andrógina, não binária e fluída.

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik
Família texto Gênero e Sexo


Viu como é fácil diferenciar identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico e expressão de gênero?

Muitas das vezes a ignorância sobre o assunto é transformada em discriminação, e, por isso, precisamos sempre combatê-la da melhor maneira: espalhando a informação de forma correta por meio da educação, para que, no futuro, nossa sociedade seja cada vez mais respeitosa.

Com supervisão de Léo Lenzi, jornalista do Meon Jovem. 





Escrito por:
Foto Mariana Pera (Redes Sociais)
Mariana Pera de Almeida

2ª ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.