Alunos

Quem foram as primeiras brasileiras a participarem das Olimpíadas?

Conheça a história de Maria Lenk e Melânia Luz!

logo Univap

Escrito por Maria Eduarda de Castro Simões

24 JUN 2021 - 14H55

Foto: Reprodução Maria Lenk (Foto: Reprodução)

A delegação brasileira viajou por pouco menos de 1 mês para conseguir chegar ao país que sediou as olimpíadas em 1932, mas ao chegar aos Estados Unidos da América, descobriram que havia uma taxa de 1 dólar por pessoa que desembarcasse no porto, e apenas 67 atletas puderam participar dos Jogos Olímpicos, sendo eles, 66 homens e 1 mulher, e ela era Maria Lenk, a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada.

Maria Emma Hulga Lenk Zigler, nasceu no dia 15 de janeiro de 1915 em São Paulo. Quando tinha 7 anos, Lenk teve uma pneumonia dupla, e seus pais decidiram que a natação seria uma ótima alternativa para melhorar a saúde da filha, sendo o início de sua história como atleta nas águas do rio Tietê.

Com apenas 17 anos, Maria defendeu nossa bandeira nas piscinas americanas. Não conquistou nenhuma medalha, mas se consagrou na história do esporte brasileiro e abriu portas para que outras mulheres pudessem fazer o mesmo.

E uma dessas mulheres que seguiram os passos de Maria Lenk foi Melânia Luz, a primeira mulher negra brasileira a participar dos Jogos Olímpicos, que ocorreram em Londres no ano de 1948. Melania foi uma das 11 mulheres que participaram da edição e representou o Brasil na modalidade de atletismo.

Luz nasceu no dia 17 de maio de 1928, na cidade de São Paulo, mas foi registrada apenas no dia 1 de junho do mesmo ano. A sua paixão pelo São Paulo Esporte Clube foi o incentivo para que a atleta começasse sua trajetória nos esportes, onde ganhou muitos títulos no Brasil.

A mulher que fez história no esporte brasileiro, e que não teve o reconhecimento que merecia ao longo de sua vida, chegou perto das medalhas em Londres, conquistando o 4° lugar na disputa dos 200 metros rasos e 4° lugar no revezamento 4x100 metros registrando um novo recorde sul-americano.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon.

Escrito por
logo Univap
Maria Eduarda de Castro Simões

3º ano Técnico em Administração - Colégio Univap - Unidade Centro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.