Em uma floresta grande e verdejante, vivia um castor que estava sempre no instagram vendo animais famosos, poderosos e inteligentes. E então pensou:
“Se eu represar um rio inteiro para construir a maior represa da floresta, serei admirado por todos.”
Assim, ele começou a construir a maior represa de todas. Trabalhou e se esforçou muito para isso e logo se viu famoso nas redes sociais. Facebook, insta e tiktok.
“Agora sim, eu sou o maior, o mais poderoso e mais inteligente animal da floresta. Serei admirado por todos!” Pensou ele, satisfeito.
De fato, ele ficou muito famoso e admirado. Apareceu na tv, no jornal e em todas as redes sociais. No entanto, essa alegria durou pouco. Logo, muitas espécies de peixes começaram a morrer, pois não conseguiam subir o rio, árvores morreram sem água, e a floresta começou a secar. O castor se recusou a parar, acreditando que estava “dominando a natureza".
E uma manchete sai nos jornais “Um castor causa sérios ferimentos na natureza”.
O castor, nem ligou. “Ainda sou o maioral!”.
Sentiu fome e foi comer alguma coisa. A geladeira estava vazia, na despensa não tinha nada. Olhou para sua família e estavam todos morrendo de fome. Ele não tinha percebido que sua ação não havia prejudicado somente a natureza e os outros animais, mas também sua família e agora a ele.
Parou e refletiu sobre sua atitude. E começou um longo processo para recuperar a natureza.
Moral: Não somos os donos da natureza e sim, fazemos parte dela. Destruí-la, é destruir a nós mesmos.
Yago Henrique Moreira de Oliveira
Aluno do 4º ano A
EMEF “Professora Conceição Aparecida Magalhães Silva”
Jacareí/SP
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.