Meon Jovem

Preparação para Enem e vestibulares exige mais do que apenas estudar os conteúdos das disciplinas

Cuidar da saúde física, mental e emocional é tão importante quanto se dedicar ao conteúdo das disciplinas que caem nas provas.

Escrito por Meon

08 NOV 2022 - 11H25

Freepik

A preparação para o Enem e para a maratona de vestibulares que os estudantes enfrentam nos últimos meses do ano exige mais do que horas de estudo. Cuidar da saúde física, mental e emocional é tão importante quanto se dedicar ao conteúdo das disciplinas que caem nas provas.

De acordo com a coordenadora do terceiro ano e do pré-vestibular do Anglo São José dos Campos, Ana Paula Raymundo da Silva, os alunos que estão concluindo o ensino médio neste ano e vão passar pela primeira maratona de vestibulares precisam de atenção especial no quesito emocional. “Eles viveram dois anos de pandemia, tiveram muitas perdas no que diz respeito ao socioemocional e ainda sofrem o reflexo deste momento, por isso, é muito importante apoiá-los emocionalmente”, afirma.

Para preparar os alunos de maneira integral e oferecer também o suporte emocional durante a maratona de provas, o Anglão aposta nas oficinas de projetos de vida realizados ao longo do ensino médio, no Ciclo Bem-Estar e nas ações de Boa Prova.

“Muitas vezes os alunos que sempre tiveram alto rendimento escolar são os que enfrentam maior dificuldade na hora dos vestibulares devido ao famoso ‘branco’ provocado por ansiedade e estresse. Foi pensando em ajudá-los a ter mais controle das emoções e conseguir aplicar todo o conhecimento que adquiriram ao longo do ano que criamos o Ciclo Bem-Estar”, explica Ana Paula.

Iniciado na última quinzena de outubro, o Ciclo consiste em uma série de palestras realizadas semanalmente com temas que abrangem atividades físicas, técnicas de equilíbrio emocional, nutrição e atividades práticas para relaxar antes da prova.

“Estou bem ansiosa porque vou prestar o Enem e vários vestibulares para medicina, mas a escola tem nos apoiado e preparado de diversas maneiras, as oficinas de projeto de vida, as conversas com a nossa orientadora educacional, as atividades físicas e o Ciclo Bem-Estar tem me ajudado a gerir a emoções e a me sentir preparada para as provas”, conta a aluna Bruna Fernandes de Azevedo, 17 anos.

Os alunos do Cursinho e do ensino médio do colégio também contam com uma forcinha extra dos professores nos dias dos vestibulares mais concorridos. A escola prepara tendas nos locais dos vestibulares mais concorridos, nas quais os professores distribuem abraços, biscoitos da sorte e água para os estudantes, antes do vestibular.

“Esse abraço especial, ver um rosto familiar te apoiando minutos antes da prova é um diferencial e ajuda a tranquilizar nossos estudantes”, conclui a coordenadora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Jovem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.