A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou nesta quinta-feira (5) a missão Proba-3, destinada a investigar o Sol e os potenciais impactos do clima espacial na Terra. O lançamento ocorreu a bordo do foguete PSLV-XL, operado pela Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), a partir do Satish Dhawan Space Centre. O evento, que estava agendado para o dia anterior, foi adiado devido a um problema técnico.
A missão Proba-3 consiste em um sistema de dois satélites que, ao longo de dois anos, irão analisar a coroa solar, camada externa do Sol. Esse estudo é crucial para prever os efeitos de tempestades solares e outros fenômenos espaciais que podem afetar a tecnologia e a economia da Terra. Com essa missão, a ESA pretende avançar no entendimento do comportamento solar e suas consequências no ambiente terrestre.
O Proba-3 se junta ao Solar Orbiter, também da ESA, e amplia as capacidades da agência em pesquisas solares. Após o lançamento, M. Jayakumar, diretor da missão PSLV, confirmou que o satélite foi inserido com sucesso em órbita, às 7h58 (horário de Brasília).
Dia Mundial de Combate à Hanseníase é neste domingo (26)
Conheça sintomas e tratamentos da doença
PRF faz escolta de carga de grandes dimensões na Via Dutra
Transformador tem peso de 518,6 toneladas
Suzano oferece 25 vagas para Jovem Aprendiz em Taubaté
As inscrições são gratuitas e vai até o dia 02 de fevereiro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.