Brasil

Alvo da PF, Bolsonaro tem 24 horas para entregar passaporte

Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão

Escrito por Meon

08 FEV 2024 - 09H38 (Atualizada em 08 FEV 2024 - 23H01)

Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro entregue seu passaporte em 24 horas, como parte de uma operação que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder, mesmo após a derrota nas eleições de 2022.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Além disso, Moraes também proibiu Bolsonaro de fazer contato com os investigados na operação, que foi deflagrada nesta quinta-feira (8). Entre os alvos das buscas estão aliados civis e militares do ex-presidente.

Os alvos das buscas incluem figuras proeminentes, como o General Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil; o General Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o General Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; o General Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército; o Almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha; Anderson Torres, delegado da PF e ex-ministro da Justiça; Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro; Tercio Arnoud Thomaz, ex-assessor de Bolsonaro, conhecido como um dos pilares do chamado “gabinete do ódio”; e Ailton Barros, coronel reformado do Exército.

Além dos alvos das buscas, também estão sujeitos a mandados de prisão pessoas como Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel do Exército e ex-assessor especial de Bolsonaro; o coronel do Exército Bernardo Romão Correa Neto; e o Major Rafael Martins de Oliveira.

O Exército foi chamado para acompanhar o cumprimento das ordens contra os militares.

Ao todo, são 33 mandados de busca, 4 prisões preventivas e 48 medidas cautelares, como suspensão do exercício da função pública e entrega de passaportes.

A operação ocorre em 10 unidades da federação: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.