A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciou uma investigação sobre os alertas falsos de terremotos enviados pelo Google a usuários de dispositivos Android em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A agência esclareceu que os alertas não foram gerados por seu sistema, Defesa Civil Alerta, e que não têm relação com os métodos oficiais utilizados para notificar a população em situações de emergência.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A Anatel iniciou um processo administrativo para entender como esses avisos errôneos foram produzidos e disseminados. Caso sejam identificadas falhas ou irregularidades, a agência afirma que tomará as providências cabíveis para evitar que incidentes similares ocorram novamente.
A comunicação de desastres naturais no Brasil é tradicionalmente realizada por meio de mensagens de texto, TV por assinatura e o sistema Defesa Civil Alerta, que utiliza a tecnologia Cell Broadcast. Lançado em dezembro de 2024, o sistema já foi utilizado com sucesso em mais de 150 eventos emergenciais. A Anatel ressaltou que os alertas enviados pelo Google não têm vínculo com operadoras ou o Sistema Nacional de Defesa Civil e reforçou que a investigação está em andamento para apurar as responsabilidades e prevenir novos casos.
Deputado estadual Lucas Bove confirma presença na abertura da Expo Turismo 2025
Sesc Taubaté recebe 9ª Edição do "Experimenta! Comida, saúde e cultura"
Evento gratuito celebra alimentação consciente entre 14 e 26 de outubro
Presidente de Madagascar foge do país após rebelião militar
Andry Rajoelina deixou o país
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.