Desde o final de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem desempenhado um papel crucial no combate aos incêndios que assolam o Pantanal. A operação começou no dia 28 de junho e, até agora, a FAB já despejou mais de 200 mil litros de água para combater as chamas na região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A missão está sendo executada pela aeronave KC-390 Millennium, equipada com o sistema MAFFS (Modular Airborne Fire Fighting System), que permite lançar grandes volumes de água em áreas de difícil acesso. O avião pode descarregar até 12 mil litros de água por voo, utilizando um tubo especial que projeta a água pela porta traseira.
Até o momento, a FAB já realizou 22 voos, acumulando cerca de 27 horas no ar. Somente na última sexta-feira (05/07), foram realizados quatro voos, despejando 48 mil litros de água nas áreas afetadas pelo fogo. O plano para este sábado (06/07) inclui mais seis voos, reforçando o combate aos focos de incêndio.
O Major Aviador Rafael Portella Santos, que comanda a missão, explicou que a operação com o sistema MAFFS é feita em várias etapas. Primeiro, é feita a coordenação em solo para identificar as áreas mais afetadas. Em seguida, o local é visualizado e são resolvidos quaisquer conflitos com outras aeronaves na área. Após essas preparações, o KC-390 realiza uma passagem inicial para garantir a precisão e a segurança do lançamento da água. Com a área devidamente marcada, a aeronave faz o sobrevoo final para liberar a água sobre as chamas.
Esta é a primeira vez que a FAB usa o sistema MAFFS em uma situação real de combate a incêndios no Brasil, e a eficiência do KC-390 Millennium tem sido fundamental para controlar as chamas no Pantanal.
Criminosos furtam usina solar e causam prejuízo de R$ 1 milhão em Areias
Furto em usina solar de Areias causa prejuízo de R$ 1 milhão; Polícia Civil apura a invasão e o roubo de equipamentos e cabos. Veja o que se sabe.
STF confirma condenação de Carla Zambelli por porte ilegal de arma
Deputada foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão
Explosão de GLP em residência mobiliza Bombeiros no Itaguá, em Ubatuba
Explosão de GLP em Ubatuba: ocorrência às 6h45 no Itaguá; suspeita de vazamento entre forro e laje. Sem vítimas. Área isolada e inspeção dos Bombeiros. Veja orientações.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.