Por FolhaPress Em Brasil

Bilhete digital passa a ser aceito em todas as estações de trem e de metrô em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após pouco mais de um ano de teste, o sistema de pagamento de bilhetes unitários por QR code passou a ser aceito em todas as estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Grande São Paulo. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (11) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

O tucano afirma que o novo sistema trará "facilidade e agilidade" aos passageiros da rede metroferroviária. O governador diz ainda que esse modelo de pagamento ajudará a reduzir fraudes envolvendo bilhetes de transporte.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirma que a intenção é fazer com que, gradativamente, o pagamento por QR code substitua o bilhete unitário tradicional, conhecido como Edmolson.

Baldy acrescenta que o novo sistema permite ao usuário "sair da sua casa e já comprar seu bilhete com seu cartão de débito ou crédito e, na palma da sua mão, com seu celular, fazer a utilização nos bloqueios do metrô e da CPTM". Ele destaca que esse método é mais seguro durante a pandemia, já que não há contato físico entre comprador e vendedor.

Para utilizar o bilhete digital como nas estações, o passageiro tem duas opções. Uma delas é baixar o aplicativo Top (disponível gratuitamente para Android e iOS), fazer o cadastro, pagar online com cartão de débito ou crédito e, na hora de embarcar, apontar o celular para o leitor na catraca. Os usuários podem adquirir até dez bilhetes por dia, que ficam disponíveis para quando precisar. Não há prazo para expirar.

Outra possibilidade é usar uma das 543 máquinas de auto-atendimento disponíveis nas estações de trem e metrô. Após o pagamento, via cartão de débito, será impresso um papel com o código, que também terá de ser colocado diante do leitor da catraca. O bilhete também não tem validade, mas a recomendação é para que seja usado em até 72 horas para evitar que a impressão sofra danos.

O novo sistema só é válido para pagamento de bilhetes unitários. Segundo a secretaria, cerca de 30% dos passageiros do Metrô e da CPTM utilizam esse tipo de passagem. O QR code não será válido como bilhete único e nem será aceito nos ônibus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por FolhaPress, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.