O governo brasileiro vai liberar vistos eletrônicos gratuitos para estrangeiros que participarão da COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada entre os dias 6 e 21 de novembro, em Belém, no Pará.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
As regras foram publicadas nesta segunda-feira (14) e valem para representantes de países signatários da Convenção do Clima da ONU, além de apátridas credenciados. O visto permitirá entradas múltiplas no Brasil até 31 de dezembro de 2025, com prazo máximo de 90 dias de permanência — sem possibilidade de prorrogação. Familiares e acompanhantes não estão incluídos.
A solicitação será feita por meio de uma plataforma online do Itamaraty, criada especialmente para a conferência.
Mais de 40 mil pessoas devem participar da COP30
Segundo projeção da Fundação Getulio Vargas (FGV), o evento deve atrair mais de 40 mil visitantes, incluindo 7 mil integrantes da ONU e das delegações internacionais. Para atender essa demanda, o setor aéreo já começou a se preparar.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estão previstas 46 mil passagens aéreas adicionais, totalizando quase 250 mil viagens domésticas no período — um aumento de 23% em relação a novembro do ano passado. A oferta de voos internacionais deve crescer ainda mais, com aumento estimado de 44%.
Belém terá navios de cruzeiro como hotéis flutuantes
Parte dos visitantes virá pelo mar. Para isso, o Terminal Portuário de Outeiro está sendo modernizado para receber dois navios de cruzeiro, que servirão como hospedagem flutuante durante o evento, oferecendo 6 mil leitos. Um novo píer de 700 metros está em construção e deve ficar pronto até meados de outubro.
A estrutura será aproveitada após o evento, com a intenção de criar novas rotas turísticas regulares no norte do país.
Túneis da Serra Nova da Tamoios serão fechados durante a noite
Serra Antiga irá operar em mão dupla
SP contrata agentes para o programa SuperAção
150 agentes irão atuar em programa contra pobreza
Trump pressiona Lula e critica julgamento de Bolsonaro no STF
Brasil deve responder com assinatura da Lei de Reciprocidade
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.