O ex-presidente dos Estados Unidos e atual chefe do Executivo, Donald Trump, voltou a pressionar o governo brasileiro nesta segunda-feira (14), com críticas diretas ao presidente Lula e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Em comunicado divulgado por meio do Departamento de Estado americano, o subsecretário Darren Beattie afirmou que os EUA impuseram “consequências há muito aguardadas” contra decisões do STF e do governo federal. Ele ainda afirmou que Washington continuará acompanhando "de perto" os desdobramentos políticos no Brasil.
A manifestação ocorre no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar as alegações finais no processo que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como réu, acusado de tentativa de golpe de Estado no fim de 2022.
Críticas e tensão diplomática
Darren Beattie, que atua na área de diplomacia pública da Secretaria de Estado dos EUA, criticou o que chamou de ataques contra Bolsonaro e alegou que medidas recentes violam a liberdade de expressão e a estabilidade comercial entre os dois países.
A publicação também se refere à nova tarifa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros, anunciada na semana passada e com previsão de entrada em vigor no dia 1º de agosto. A decisão gerou forte reação no setor produtivo brasileiro, que teme impactos diretos na indústria e no agronegócio.
Reação brasileira
O governo Lula deve responder com a assinatura da Lei de Reciprocidade Econômica, que permite ao Brasil adotar medidas comerciais equivalentes contra os Estados Unidos. A expectativa é de que a medida seja oficializada ainda nesta segunda.
Caso Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responde a um processo criminal no STF, acusado de liderar uma articulação golpista contra o resultado das eleições de 2022. O julgamento segue os trâmites legais previstos na Constituição. Além disso, Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Túneis da Serra Nova da Tamoios serão fechados durante a noite
Serra Antiga irá operar em mão dupla
SP contrata agentes para o programa SuperAção
150 agentes irão atuar em programa contra pobreza
Brasil libera visto eletrônico para COP30
Participantes estrangeiros poderão solicitar gratuitamente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.