Brasil

Ciclomotores terão que ter placa e habilitação até o fim de 2025

Mudança busca reduzir acidentes e desordem nas ruas

Escrito por Meon

22 OUT 2025 - 13H41 (Atualizada em 22 OUT 2025 - 13H48)

Jornal Nacional/ Reprodução

Os condutores de ciclomotores em todo o Brasil terão até o final de 2025 para se adequar às novas regras de trânsito. A partir de 1º de janeiro de 2026, será obrigatória a utilização de capacete, a habilitação e o emplacamento dos veículos de duas ou três rodas, elétricos ou a combustão, com velocidade máxima de até 50 km/h.

A mudança busca reduzir acidentes e desordem nas ruas, especialmente em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, onde o aumento de bicicletas elétricas, patinetes e outros ciclomotores tem transformado ciclovias e calçadas em espaços de risco. “O número de veículos cresceu muito, e com isso também os acidentes. O aumento da velocidade desses equipamentos torna o risco ainda maior”, explica o professor Luiz Vicente Figueira de Melo, da Unicamp.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a fiscalização será intensificada, e quem não se adequar poderá ter o veículo apreendido e ser multado. Os condutores precisarão ter habilitação categoria A – a mesma exigida para motocicletas – ou a ACC, uma versão simplificada específica para ciclomotores. Além disso, esses veículos não poderão circular em ciclovias e ciclofaixas, o que já é proibido, mas frequentemente desrespeitado.

A medida vem após o aumento expressivo na venda desses veículos: apenas nos primeiros oito meses de 2025, a comercialização de ciclomotores elétricos cresceu 32% no país e 72% em São Paulo. “Muitos compraram acreditando que não precisavam de habilitação ou placa. Agora há um prazo para que todos regularizem a situação e possam circular de forma segura e legal”, afirmou Daniel Mariz Tavares, coordenador de Segurança Viária da Secretaria Nacional de Trânsito.

Com as novas regras, o governo espera melhorar a segurança nas vias e reduzir acidentes fatais envolvendo ciclomotores, que se tornaram cada vez mais comuns no trânsito urbano brasileiro.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.