No primeiro dia de abertura do comércio na cidade de São Paulo, a região da rua 25 de março (centro) recebeu muitos consumidores no fim da manhã desta quarta-feira (10), como nos dias normais, antes da pandemia do novo Coronavirus.
Na alameda Porto Geral, pouco antes das 11h, horário permitido para a reabertura do comércio, filas e aglomerações se formaram em frente a lojas de fantasias e bijuterias.
A atendente de telemarketing Mariana Freitas Assunção, 24 anos, moradora de Guarulhos (Grande SP), saiu mais cedo de casa e passou pelo local antes de ir para o trabalho, em Pinheiros (zona oeste).
"Nesses primeiros dias sempre tem promoções e preços bem bons, vale o esforço", disse.
Ela admitiu que não procurava nenhum produto urgente. "Mas a cada hora se diz uma coisa sobre este vírus, a gente não sabe direito o que acontece e vai tocando a vida", afirmou.
Gislaine Silva Campos, 27, que mora no centro, esteve em uma loja de fantasias. Segundo ela, estava a procura de produtos de decoração para o Dia dos Namorados. "Aproveitei que não moro tão longe", afirmou. "Achei que iria estar mais vazio, não imaginava que teria tanta gente, mas já que estou aqui vou tentar aproveitar a viagem", disse.
Pelas ruas cheias da rua 25 de Março foi possível voltar a ver pessoas carregando muitas sacolas de compras. Elas passavam em meio a ambulantes sem máscaras. Alguns consumidores também não usavam o item de proteção ou deixavam ele apenas no queixo, inclusive idosos.
Como recomendado pela Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), lojas mediam a temperatura de cada pessoa que entrava nos locais. A maioria disponibiliza álcool em gel para os clientes. Muitas higienizavam mãos e até sola dos sapatos dos consumidores.
A grande presença de fiscais da prefeitura não impediu que filas enormes se formassem do lado de fora de lojas, não respeitando a distância mínima de 1 metro entre as pessoas.
REABERTURA DO COMÉRCIO EM SP
Quando: a partir desta quarta (10) Horário de funcionamento: das 11h às 15h
Regras para os lojistas
- Distanciamento social
- Higiene Sanitização de ambientes
- Orientação dos clientes e dos colaboradores
- Compromisso para testagem de colaboradores e medição de temperatura dos clientes
- Horários alternativos de funcionamento
- Redução do expediente Sistema de agendamento para atendimento
- Protocolo de fiscalização e monitoramento do próprio setor
- Esquema de apoio para colaboradores que não tenham quem cuide de seus dependentes incapazes no período em que estiverem fechadas as creches, escolas e abrigos
* TAYGUARA RIBEIRO, SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
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