Brasil

Como criar o logotipo perfeito para a Instagram

O Instagram não é apenas uma plataforma de entretenimento, é também um ótimo local para fazer negócios

Escrito por Meon

10 MAI 2023 - 14H35

Divulgação

A rede social Instagram tem mais de um bilião de pessoas ativas utilizadores. Uma figura impressionante, não é? Provavelmente tem a maioria das pessoas que conhece estão registadas no mesmo. O Instagram não é apenas uma plataforma de entretenimento, é também um óptimo local para fazer negócios.

Uma vez que há um grande número de potenciais clientes nesta rede, é aconselhável que tenha também uma página na mesma. Todas as marcas bem conhecidas têm a sua própria página pessoal nesta rede social, realizam campanhas publicitárias através dela e promovem os seus produtos ou serviços.

Instagram é óptimo para promover todo o tipo de bens e serviços. Muitos empresários conseguem ganhar apenas com as vendas através desta plataforma, não estando representados noutras plataformas e não tendo o seu próprio website. Mas para criar uma loja online de sucesso na Instagram, é preciso acertar. O elemento chave do desenho de qualquer página Instagram é a imagem do perfil. Aparece ao lado do nome de utilizador na pesquisa e no topo do próprio perfil.

Neste artigo, veremos como fazer um logotipo para Instagram, o que considerar e o que não fazer ao projetá-lo.

Você pode criar um logotipo para o Instagram no aplicativo Turbologo logo maker

O que é um logotipo para Instagram?

Um logotipo Instagram é essencialmente um avatar que é o seu cartão de visita. Pode atrair a atenção e trazer muitos utilizadores para a sua página. É por isso que tal aspecto é extremamente valioso quando se gere um negócio.

Como faço um logótipo para a instagramação?

Então, como se faz um logotipo para a Instagram? A concepção de um logótipo para Instagram não é muito diferente da concepção de um logótipo normal e dá alguns passos:

Passo 1

Fazer um logótipo começa sempre pelo seu posicionamento ou da sua empresa. Tem de ser claro sobre o que é como marca, quais são os seus objetivos, qual é a sua missão.

Passo 2

O segundo passo consiste em analisar os seus concorrentes. Antes de criar um logótipo, é necessário analisar cuidadosamente os seus concorrentes. Que logótipos utilizam? Em que estilo são apresentados? Que paleta de cores? Isto irá ajudá-lo a evitar qualquer sobreposição do seu logótipo com qualquer outro e a criar um logótipo único que transmita com precisão a mensagem da sua marca.

Passo 3

A seguir, procure o máximo de material online possível relacionado com o seu campo. Criar um quadro de inspiração, reunindo todo o material recolhido num único local.

Passo 4

No passo quatro, arranje um logótipo através de brainstorming. Neste artigo, analisámos a forma de criar um logótipo de empresa.

Passo 5

Quando pensar em várias ideias adequadas para o futuro logótipo, escolha a mais promissora e faça esboços a lápis do logótipo.

Passo 6

Na última etapa, desenhar o logotipo para instagramação no programa, seguindo as regras discutidas abaixo.

Os principais requisitos para um logótipo para o programa de instalação

Uma vez que o Instagram é principalmente uma aplicação móvel e a imagem do perfil ocupa apenas uma pequena parte do ecrã, o logótipo será sempre bastante pequeno. O seu tamanho é de apenas 110x110 pixels.

O primeiro requisito

A partir daí segue-se o primeiro requisito para logótipos - Um logótipo Instagram deve ser tão simples quanto possível. Nem todos os logótipos são adequados para afixação como imagem de perfil. Se tiver um logotipo e for bastante simples, será muito fácil de carregar no seu perfil de instagramação. O logótipo McDonald`s, por exemplo, faz isto facilmente.

Mas se o seu logótipo tiver muitos detalhes, a maior parte deles perder-se-á e terá de criar uma versão mais simplificada do logótipo. Para determinar se o seu logótipo é adequado para instagramação, carregue-o agora no seu perfil. Se lhe faltarem detalhes importantes, terá de o afinar.

Se o seu logótipo for uma letra estilizada do nome da sua empresa, uma maneira de o tornar mais simples e mais pequeno é substituí-lo por uma marca de letra.

Outra boa técnica para simplificar o seu logótipo seria isolar um elemento chave no seu desenho de logótipo e torná-lo um ícone separado. No logótipo da Walt Disney Company, por exemplo, uma característica única é a fonte especial. Quando a empresa precisava de uma versão mais pequena do logótipo, transformaram o "D" num logótipo separado. O "D" é bem estilizado e perfeitamente reconhecível, mesmo quando usado separadamente do logótipo original.

Se tiver um logótipo de mascote (personagem, mascote), reduzi-lo ao tamanho da Instagram é fácil. Se se aperceber que o logótipo não funciona quando reduzido, remova dele os detalhes que não são essenciais para a sua marca.

Se está apenas a começar a criar um logótipo, isto deve ser tido em conta imediatamente para que não tenha de o redesenhar mais tarde. O tamanho fixo do seu logotipo Instagram também tem as suas vantagens. Não tem de se preocupar com o aspecto do logotipo em diferentes suportes e fazer um logotipo para diferentes tamanhos, para cada suporte específico. Basta focar na criação de um logotipo para um tamanho específico - 110 por 110 pixels.

Segundo requisito

O segundo requisito é que o logótipo deve caber num círculo. Por conveniência, ao desenhar um logotipo, é melhor criar uma tela quadrada e fixar um círculo com o contorno realçado no fundo. Em seguida, criar uma nova camada no topo da camada com um círculo, que desenvolverá um logotipo.

Desta forma, verá imediatamente o aspecto do logótipo no círculo e como ele estará no perfil. Este é um grande método se não souber como fazer um logótipo para instagramação.

Uma vez concebido o logótipo, esta camada com o círculo deve ser removida ou escondida, e já deve guardar o logótipo em formato jpg, com uma resolução de 110x110 pixels.

O que devo evitar ao desenhar o meu logotipo para Instagram?

Para além das necessidades reais de um logótipo para Instagram, também é necessário saber o que evitar.

Não precisa de exibir o seu slogan no logótipo

Uma vez que o tamanho do logotipo para Instagram é de apenas 110x110 pixels, o seu slogan será demasiado pequeno e muito difícil de ler, se é que o será de todo. É melhor incluí-la na sua informação de perfil.

Não utilizar cores semelhantes

Ao escolher uma paleta de cores para o seu futuro logótipo afixar no Instagram, enfatize as cores com grande contraste.

Por exemplo, preto e branco, azul e laranja, verde e dourado. Mas isso não significa que as cores da mesma família não funcionem em conjunto. Se decidir usar cores semelhantes, certifique-se de que existe diferença visual suficiente entre elas e que não se esbatem umas às outras.

Não crie um logótipo com demasiada resolução

O ideal, claro, é criar um logotipo na resolução que desejamos, mas pode fazê-lo em qualquer resolução, porque o logotipo é concebido como um vector e será capaz de reduzir e ampliar sem perda de qualidade. E depois criar outro ficheiro com as dimensões necessárias e colar o logótipo no mesmo.

Quando se encolhe uma imagem em formato jpg, esta pode muitas vezes ser distorcida. Em caso de png, não é assim tão mau. Em qualquer caso, certifique-se de que o seu logótipo terá um bom aspecto num formato pequeno. Se não o fizer, é melhor refazê-lo. Se o seu logótipo parecer descuidado, distorcido ou mostrar pixels, pode assustar os clientes.

Resumindo

Neste artigo, tentámos detalhar como fazer um logótipo para a instagramação. Analisámos os requisitos básicos dos logótipos para a instagramação e o que não fazer ao projectá-los. Espero que este artigo tenha sido útil para si.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.