O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) determinou nesta quarta-feira (3) a suspensão do Programa Escola Cívico-Militar, implantado pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Na decisão, o órgão apontou uma série de falhas na execução da iniciativa, entre elas o uso de recursos da Educação para custear policiais militares, o que foi considerado desvio de finalidade. Também foram identificadas a ausência de estudos de impacto orçamentário e financeiro, a falta de planejamento detalhado com metas e indicadores de desempenho, além de incompatibilidades com a Constituição e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
O programa previa a contratação de policiais militares da reserva para atuar como monitores nas escolas da rede estadual. Segundo o TCE, a medida não apresentava base legal, já que a função de “monitor militar” não está prevista no orçamento estadual nem teve impacto estimado para os cofres públicos.
A suspensão atende a uma representação apresentada pelo Coletivo Educação em 1º Lugar, formado por parlamentares do PSOL. O grupo questionava a legalidade do edital lançado pelo governo paulista e apontava riscos para a gestão responsável dos recursos da educação.
Com a decisão, o governo estadual fica impedido de dar continuidade ao programa até que as irregularidades sejam sanadas ou que haja novo entendimento do Tribunal.
Alvo da Carbono Oculto doou para campanha de Pablo Marçal
Empresário contribuiu com R$ 10 mil
SJC: Primeira-dama, Sheila Thomaz, deixa o PSD
Ela ainda não se filiou a nenhum outro partido
Clínicas e Escritório Jurídico da UNITAU retomam atendimentos ao público
A iniciativa reforça o compromisso social da Instituição
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.