O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, é atualmente a quarta data mais lucrativa para o varejo brasileiro — precedida apenas pelo Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Sua instituição remete ao ano de 1953, idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo. A estratégia era replicar o sucesso do Dia das Mães e estimular o comércio em um período tradicionalmente mais fraco — o segundo semestre.
A primeira celebração ocorreu em 16 de agosto de 1953, escolhida por coincidir com o Dia de São Joaquim, figura importantíssima na tradição católica, pai de Maria e avô de Jesus.
Com o tempo, para facilitar os encontros familiares e ganhar dinamismo comercial, a data foi deslocada para o segundo domingo de agosto, como acontece até hoje.
O uso criativo de símbolos religiosos (como São Joaquim) aliada a uma estratégia de marketing eficaz acabou por transformar o Dia dos Pais em uma celebração cultural legítima, parte integrante do calendário nacional. A decisão de posicionar a data em um fim de semana — mais propício para reuniões familiares — também contribuiu para sua rápida adoção.
Dia dos pais pelo mundo:
A escolha da data varia bastante ao redor do mundo:
Estados Unidos e maioria dos países ocidentais: comemorado no terceiro domingo de junho, iniciado em 1910 por iniciativa de Sonora Smart Dodd e oficializado como feriado nacional apenas em 1972.
Países de forte tradição católica (Portugal, Espanha, Itália, Bolívia, entre outros): celebram o Dia dos Pais em 19 de março, data dedicada a São José, pai de Jesus.
Rússia: pais são homenageados em 23 de fevereiro, no Dia do Defensor da Pátria.
Austrália e Nova Zelândia: comemoram no primeiro domingo de setembro
Processo contra Bolsonaro e aliados entram na fase final no STF
Advogados têm até quarta-feira (13) para apresentar defesa
SJC: PAT começa semana com 813 vagas de emprego
Veja oportunidades e como se candidatar
Lula e Putin discutem paz na Ucrânia e reforçam cooperação Brasil-Rússia
Conversa telefônica durou 40 minutos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.