O ex-diretor de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Djairlon Henrique Moura, confirmou nesta terça-feira (27), em depoimento à Justiça, que recebeu ordens do Ministério da Justiça para realizar blitz em ônibus com destino à região Nordeste durante as eleições de 2022. Segundo ele, o objetivo era fiscalizar o transporte irregular de eleitores e de dinheiro, e não impedir o acesso às urnas, como aponta a acusação.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça a ouvir as testemunhas de defesa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, na ação penal que apura uma tentativa de golpe supostamente articulada pela cúpula da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo um servidor da PRF, partiu de Djairlon a ordem para que a inteligência do órgão reforçasse abordagens de ônibus e vans nas eleições.
A orientação da chefia, conforme depoimentos, era que a PRF "tomasse um lado", seguindo determinação do diretor-geral. Djairlon, no entanto, afirmou que a Secretaria de Operações Integradas solicitou a operação em reunião no Ministério da Justiça, com foco na fiscalização de veículos saindo de São Paulo e do Centro-Oeste com destino ao Nordeste, onde já havia investigações da Polícia Federal (PF) sobre transporte de votantes e recursos financeiros.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
Ele garantiu que não houve direcionamento político na fiscalização e que, em mais de 60% dos veículos parados, as abordagens não duraram mais que 15 minutos. Djairlon também declarou que Anderson Torres pediu empenho máximo da PF e PRF no policiamento para coibir crimes eleitorais, como transporte ilegal de eleitores e valores.
Durante a semana, o STF ouvirá 25 testemunhas de defesa indicadas por Torres. Nesta terça foram ouvidos delegados da Polícia Federal, da Polícia Civil do Distrito Federal, além de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Jacareí lança programa de manutenção nas vias
Obras no asfalto começaram no Pagador Andrade
São José abre sugestões para Conferência de Assistência Social
Evento busca ampliar a participação da população nas políticas públicas
PRF realiza treinamento aéreo especializado em São José
Ação foi promovida pela Divisão de Operações Aéreas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.