A expectativa de vida ao nascer no Brasil subiu para 76,4 anos em 2023, conforme dados recém-divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número representa um avanço de 0,9 ano em comparação com o índice do ano anterior, quando a esperança de vida era de 75,5 anos. Além disso, o índice ultrapassou o patamar observado antes da pandemia de Covid-19, que em 2019 era de 76,2 anos.
A pesquisa Tábuas da Mortalidade, divulgada nesta sexta-feira (29), revela que a recuperação da expectativa de vida após os efeitos da pandemia tem sido gradual. Em 2020, ano em que a pandemia teve início, a expectativa de vida caiu para 74,8 anos, e em 2021 o número foi ainda menor, alcançando 72,8 anos. No entanto, com o fim das fases mais críticas da crise sanitária, o indicador voltou a subir em 2022, chegando a 75,5 anos, ainda abaixo dos níveis de 2019.
O IBGE realiza esse levantamento com base em dados sobre mortalidade e leva em consideração estimativas da expectativa de vida até os 80 anos, com data de referência em 1º de julho. Essas informações são essenciais para avaliar o cenário da saúde no país e o padrão de mortalidade da população brasileira.
Além de ser uma importante ferramenta de análise social, a expectativa de vida também influencia cálculos do fator previdenciário, utilizado para determinar o valor das aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Encontro de Carros Antigos começa nesta sexta-feira (6), em Ubatuba
Evento também terá Motofest
Agência Espacial Europeia lança missão para estudar o Sol e seus impactos na Terra
Mais de 97 mil candidatos participarão do Enem PPL 2024 nos dias 10 e 11 de dezembro
Exame será realizado em unidades prisionais e socioeducativas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.