Brasil

Governo dobra IOF para MEI e empresas do Simples

Nova alíquota encarece crédito para pequenos negócios

Escrito por Meon

17 JUL 2025 - 20H52 (Atualizada em 17 JUL 2025 - 21H18)

reprodução

O governo federal, com aval do STF, dobrou a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional e MEIs (Microempreendedores Individuais). A medida impacta diretamente o custo de operações como empréstimos, antecipação de recebíveis, vendas no cartão e câmbio.

Antes, a alíquota do IOF para pessoas jurídicas comuns era de 0,0041% ao dia. Com a mudança, MEIs e empresas do Simples passam a pagar 0,0082% ao dia — um aumento de 100%.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Para micro e pequenos empresários que dependem de crédito para manter ou expandir seus negócios, o imposto dobrado representa aumento no custo final das operações financeiras. A alta recai justamente sobre o segmento mais vulnerável do setor produtivo.

A mudança afeta diretamente quem busca linhas de crédito em bancos, antecipações de vendas no cartão, adiantamentos de recebíveis ou mesmo operações de câmbio.

Segundo especialistas, a medida pode inibir o acesso ao crédito por parte dos pequenos empreendedores, que já enfrentam dificuldades com alta de juros e burocracia bancária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.