O Hemocentro de Taubaté está operando com os estoques de sangue abaixo do ideal e lançou um apelo nesta quinta-feira (17) para que a população compareça com urgência à unidade para realizar doações neste mês de julho.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Segundo a agente de captação de doadores, Andréia Marta da Silva, a meta mensal da unidade é coletar ao menos 1,6 mil bolsas de sangue. No entanto, a média atual tem sido de apenas 1,2 mil. “Nesta primeira quinzena, o número de doadores foi bem abaixo do esperado. Precisamos muito desse apoio da população para atender a demanda de 25 hospitais de toda a região metropolitana do Vale do Paraíba”, explicou.
O período de férias escolares, somado ao clima frio e ao aumento de doenças respiratórias típicas do inverno, impacta diretamente na redução do comparecimento de doadores. “É um período sempre crítico. Muita gente viaja, outras ficam mais reclusas em casa. Além disso, pessoas com sintomas de gripe ou alergias respiratórias não podem doar temporariamente, o que também reduz o número de doações”, detalhou Andréia.
Ela reforça que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas destaca a necessidade especial por sangue tipo O negativo, conhecido por ser um doador universal. “O ‘O negativo’ é compatível com qualquer outro tipo sanguíneo e é essencial em emergências. Mesmo quem não sabe o tipo de sangue que tem pode doar — essa informação é identificada após a primeira doação e o doador recebe uma carteirinha com os dados”, explicou.
Além de ser um gesto solidário, doar sangue é simples, rápido e seguro. Para realizar a doação, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento original com foto.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no Hemocentro de Taubaté, localizado na Rua Inglaterra, nº 190, no bairro Jardim das Nações.
Governo dobra IOF para MEI e empresas do Simples
Nova alíquota encarece crédito para pequenos negócios e preocupa setor produtivo
Via Dutra terá movimentação de carga especial inédita a partir desta quinta-feira (17)
Transporte de transformador começa às 21h e vai durar 15 dias
Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica após inchaço
Exames complementares descartaram complicações mais graves
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.