Desde 2012, após Conferência Geral da UNESCO em 2011 e a aprovação da ONU, o dia 13 de fevereiro é reconhecido mundialmente como o dia do rádio.
Nesta data, em 1946, a Rádio ONU fez a sua primeira transmissão falando dos trabalhos da organização ao redor do mundo.
Contudo, a história do veículo de comunicação mais simpático e companheiro da sociedade data de muito antes do século 20.
O físico escocês James Clerk Maxwell foi o responsável por descobrir as ondas da rádio, ainda em 1860.
Anos depois, Heinrich Hertz mostrou ao mundo variações da corrente elétrica em formas de ondas de rádio e abriu caminho para Guglielmo Marconi, transformar os sinais de rádio em linhas telefônicas e dar o nome de telégrafo. Marconi, desta forma, é considerado por fontes especializadas, como o verdadeiro criador do rádio.
Após patentear a criação, disputas judiciais surgiram com diversas pessaos reinvidicando a posição de idealizador do rádio. Um deles, inclusive, foi famoso engenheiro elétrico Nikola Tesla, que chegou até mesmo ter reconhecido pela Suprema Corte dos EUA tal feito.
No Canadá, a exemplo dos EUA, uma outra personalidade é tira como a precursora na história do rádio. Reginald Fessenden foi o primeiro a transmitir o som da voz humana sem fios.
Contudo, para boa parte da comunidade científica internacional, o nome de Guglielmo Marconi segue sendo o único aceito como inventor do aparelho.
Historiadores brasileiros datam de 1899 a história de um padre chamado Landell de Moura, nascido em Porto Alegre, que transmistiu a voz humana pelo ar através das ondas de rádio por duas vezes e que seria, de fato, o real criador do rádio.
É dito que Landell, inclusive, foi até os EUA por diversas vezes, onde chegou a morar, para patentear e comercializar suas invenções, mas não acabou tendo sucesso.
Segundo historiadores, ele foi ignorado por autoridades, ridicularizado por fieis e até mesmo acusado de bruxaria por freiras em razão de sua invenção radiofônica.
No ostracismo e sem reconhecimento da comunidade ciêntifica, Landell de Moura faleceu em 1928.
Vôlei São José perde para Campinas pela Superliga
Joseenses seguem sem vencer na competição
Prédios públicos de São José passam por reformas
Quatro equipamentos públicos passam por obras; veja quais
São José registra queda expressiva na criminalidade
Números despencaram depois da criação do Programa São José Unida
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.