Brasil

Hospital realiza primeiro transplante de útero entre pessoas vivas na América Latina

O procedimento inovador foi realizado em uma mulher com síndrome de MRKH, que recebeu o útero de sua irmã, marcando um avanço na medicina reprodutiva.

Escrito por Meon

02 OUT 2024 - 12H22

Foto: Reprodução

O Hospital das Clínicas da FMUSP fez história ao realizar, o primeiro transplante de útero bem-sucedido entre pessoas vivas na América Latina. A cirurgia inovadora foi realizada em uma paciente que nasceu sem útero devido à síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH), e recebeu o órgão de sua irmã.

O sucesso desse transplante representa um grande avanço nas pesquisas e no tratamento da infertilidade para mulheres que não possuem útero. A equipe médica, composta pela Divisão de Ginecologia e pelo Serviço de Transplante de Órgãos do Hospital das Clínicas, é pioneira em procedimentos de transplante uterino no Brasil.

Esse marco se soma ao histórico da instituição, que já havia realizado em 2017 um transplante de útero a partir de uma doadora falecida, que culminou no nascimento de um bebê saudável. Agora, com esse novo feito, abrem-se novas possibilidades para o desenvolvimento da medicina reprodutiva no país.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.