Indústria brasileira apresenta alta de 4,5%
Resultado interrompeu três meses consecutivos de retração no setor

A produção industrial no Brasil registrou uma alta de 4,5% em janeiro de 2025 em comparação a dezembro de 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado marcou a interrupção de três meses consecutivos de retração, período em que o setor acumulou uma queda de 1,2%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a indústria teve um crescimento de 1,4%.
+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Embora o número geral mostre um avanço, a recuperação do setor não é homogênea. Os bens de capital foram os principais responsáveis pela recuperação, com um aumento de 4,5%. Além disso, os bens de consumo duráveis também se destacaram, apresentando uma alta de 4,4%. Por outro lado, o segmento de bens intermediários apresentou uma queda de 1,4%, refletindo dificuldades em setores mais voltados à produção intermediária e commodities.
Os maiores impulsionadores do crescimento foram as indústrias de máquinas e equipamentos, que subiram 6,9%, e de veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançaram 3,0%. Outros segmentos como produtos de borracha e plástico (3,7%), artefatos de couro e calçados (9,3%) e produtos farmacêuticos (+4,8%) também apresentaram bons resultados. Além disso, os produtos diversos registraram um impressionante crescimento de 10,0%.
+ Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI
Entretanto, alguns setores ainda enfrentam dificuldades. As indústrias extrativas caíram 2,4%, e outros segmentos, como coques e derivados de petróleo (-1,1%), celulose e papel (-3,2%) e vestuário (-4,7%), registraram perdas no mês. Esses números indicam que, apesar do crescimento em alguns ramos, a indústria brasileira ainda passa por desafios, especialmente em áreas com forte dependência de commodities e produção intermediária.
Posts Relacionados

Mega-Sena terá cinco sorteios consecutivos nesta semana; prêmio chega a R$ 300 milhões

Justiça Eleitoral determina prisão de secretário de Mobilidade em Salvador por corte na frota de ônibus

Carro do deputado federal eleito Pedro Rousseff sofre acidente na Rodovia Fernão Dias
