Os brasileiros continuam enfrentando dificuldades com o alto custo dos alimentos, uma preocupação que persiste e desafia o governo federal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou 0,64% em março, desacelerando em relação a fevereiro (1,23%). No entanto, o grupo de alimentos e bebidas avançou 1,09%, respondendo por 0,24 ponto percentual do índice no mês. No acumulado de 12 meses até março, a alta é de 7,42%, superior aos 5,26% registrados pelo IPCA-15 no mesmo período.
Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Especialistas apontam que eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e secas prolongadas, têm impactado diretamente a produção agrícola, reduzindo a oferta de produtos e elevando os preços. Além disso, a valorização do dólar em 2024 encareceu insumos agrícolas importados, como fertilizantes e defensivos, pressionando ainda mais os custos de produção. A demanda aquecida, tanto no mercado interno quanto externo, também contribui para a manutenção dos preços elevados.
Receba mais notícias em nosso WhatsApp, entre no grupo!
Fazenda de SP cria sistema para monitorar evolução patrimonial de servidores
Iniciativa visa identificar funcionários que cometam crimes
8º Festival Internacional Sarau pela Paz celebra o Dia Internacional da Paz
Evento começa nesta sexta-feira (19)
SJC: Ações educativas de trânsito movimentam o mês
Ações marcam a Semana Nacional do Trânsito
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.