Brasil

Justiça italiana mantém prisão cautelar de Carla Zambelli

Deputada licenciada foi condenada pelo STF

Escrito por Meon

19 AGO 2025 - 15H27 (Atualizada em 19 AGO 2025 - 17H16)

Reprodução

A Justiça da Itália decidiu manter a prisão cautelar da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), rejeitando o pedido da defesa para que a medida fosse convertida em prisão domiciliar. A decisão foi publicada na última sexta-feira (15), após audiência realizada no Tribunal de Apelações de Roma no dia 13 de agosto.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), documentos e argumentos enviados pelo Brasil foram fundamentais para a decisão, tendo sido validados pela Suprema Corte italiana como base para confirmar a legalidade da prisão para fins de extradição. A defesa da parlamentar alegou questões de saúde e apresentou atestados médicos sobre a Síndrome de Ehlers-Danlos, doença rara que provoca frouxidão nos músculos e articulações.

O tribunal determinou a realização de perícia médica oficial, concluída em 18 de agosto, cujo laudo será analisado em nova audiência marcada para o dia 27.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça e falsidade ideológica, em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto. Após ser incluída na lista de difusão vermelha da Interpol, a deputada foi localizada em Roma e presa em 29 de julho, sendo encaminhada ao presídio feminino de Rebibbia. Na primeira audiência, em 1º de agosto, a Justiça italiana já havia determinado sua permanência na prisão enquanto tramita o processo de extradição solicitado pelo Brasil.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.