Uma nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta terça-feira (19), revelou que o número de leitores no país continua em queda. Pela primeira vez na série histórica, a maioria dos entrevistados (53%) declarou não ter lido nem mesmo parte de um livro nos três meses anteriores ao levantamento.
Os dados mostram uma redução significativa no índice de leitura: atualmente, apenas 47% dos brasileiros com mais de cinco anos se consideram leitores. Em comparação com a edição anterior da pesquisa, realizada em 2019, isso representa uma perda de 6,7 milhões de leitores, consolidando 2024 como o pior ano desde o início do estudo, em 2007.
O levantamento, realizado pelo Instituto Ipec em 208 municípios brasileiros, considera tanto livros impressos quanto digitais, incluindo obras didáticas, religiosas e ficcionais. Entre as preferências dos leitores, livros religiosos lideraram, seguidos por obras de autores consagrados.
Escolas perdem espaço como incentivadoras da leitura
Outro dado preocupante apontado pela pesquisa é a diminuição do papel da escola como espaço de estímulo à leitura. Em edições anteriores, instituições de ensino eram destacadas como ambientes fundamentais para o desenvolvimento do hábito, mas essa percepção tem caído entre os entrevistados.
Iniciativa e impacto
Promovida pelo Instituto Pró-Livro (IPL) com apoio de entidades como a Fundação Itaú e a Câmara Brasileira do Livro, a pesquisa é considerada a mais abrangente no Brasil sobre o tema. Foram entrevistadas 5.504 pessoas entre abril e julho deste ano.
A queda no índice de leitura ressalta a necessidade de políticas públicas e iniciativas privadas que incentivem o hábito de ler no Brasil, como forma de reverter o cenário preocupante e resgatar o papel transformador da leitura na educação e na cultura.
Pagamento de adicionais a servidores gera polêmica em Taubaté
Prefeito Sérgio Victor explica medidas a serem adotadas
BRICS desafia hegemonia ocidental com nova configuração global
Bloco ganha novos membros
Anvisa proíbe venda de azeite Vale dos Vinhedos por irregularidades
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.