O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) condenou o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, a pagar uma indenização de R$ 33.333,33 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A decisão, divulgada nesta quinta-feira (31), refere-se a mensagens exibidas em faixas aéreas patrocinadas por Hang que sobrevoaram as praias catarinenses durante a temporada de verão de 2019/2020.
De acordo com o processo, as faixas traziam frases como:
“Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”,
“Lula na cadeia, eu com o pé na areia”,
“Melhor que o verão é o Lula na prisão” e
“Lula enjaulado é Brasil acordado”.
Em primeira instância, a Justiça havia considerado o pedido de Lula improcedente. No entanto, ao julgar o recurso, o desembargador Flavio Andre Paz de Brum entendeu que o uso do termo “cachaceiro” tinha caráter pejorativo e ultrapassava os limites da liberdade de expressão, configurando ofensa à honra e à dignidade do então ex-presidente.
“Não obstante o autor seja pessoa pública, tarimbada politicamente, não significa que esteja imune à ofensa moral, e que não deva se sentir insultado ou prejudicado pelos dizeres em questão”, afirmou o magistrado em sua decisão.
O desembargador destacou ainda que a condenação representa mais do que uma reparação individual.
“A responsabilização aqui se impõe como afirmação de um princípio civilizatório: a liberdade de expressão não pode ser transmutada em escudo para legitimar o discurso de ódio, a humilhação pública e o desprezo pela dignidade humana”, escreveu.
Com a decisão, o empresário deverá pagar a indenização ao presidente Lula, além de arcar com as custas processuais. Ainda cabe recurso.
Guarda Civil Municipal de Jacareí celebra 65 anos
Cerimônia marcou aniversário da corporação e anunciou reforço no efetivo
Tarcísio oferece efetivo policial de SP para monitorar áreas ocupadas no Rio
Apoio foi oferecido após operação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e Alemão
Brasileira é morta a facadas na Itália
Companheiro é preso como principal suspeito
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.