Durante visita oficial à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na madrugada desta quinta-feira (23), que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República. A declaração foi feita ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, em cerimônia no Palácio Merdeka, em Jacarta.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando tinha 30 anos. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou o petista, que completará 80 anos em outubro de 2025. “Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições”, completou.
A afirmação foi feita após o presidente comentar sobre a parceria estratégica entre Brasil e Indonésia, destacando a intenção de aprofundar os laços comerciais e diplomáticos nos próximos anos. A fala de Lula ocorre no contexto de uma agenda internacional pelo Sudeste Asiático, que tem como foco o fortalecimento das relações do Brasil com países emergentes.
Durante o encontro, Lula e Prabowo Subianto assinaram uma série de acordos de cooperação nas áreas de agricultura, mineração, energia, ciência, defesa e estatística. O presidente brasileiro destacou que a parceria com a Indonésia é “cada vez mais relevante” e que pretende incentivar o aumento do fluxo de investimentos privados entre os dois países.
“Queremos mais empresários brasileiros visitando a Indonésia e mais empresários da Indonésia investindo no Brasil”, afirmou Lula.
O petista também ressaltou que Brasil e Indonésia compartilham posições semelhantes na política internacional, como a defesa do Sul Global, a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a busca por soluções diplomáticas para conflitos internacionais, incluindo a guerra em Gaza.
A declaração de Lula sobre uma nova candidatura reacende o debate político interno no Brasil, especialmente a menos de um ano das eleições municipais e em meio às discussões sobre a sucessão presidencial de 2026.
Drones viram peça fundamental nas ações de inteligência da polícia em SP
Maior operação da história do estado utilizou 20 aparelhos simultaneamente
Petróleo sobe 5% após sanções dos EUA contra empresas russas
Medida do governo Trump pressiona mercado global
Ucrânia negocia compra de 150 caças Gripen com Suécia
O acordo marca um avanço no fortalecimento da defesa aérea da Ucrânia
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.