O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13), em Roma, que ainda não definiu quem indicará para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), que antecipou sua aposentadoria da Corte.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Em declarações a jornalistas após cumprir agenda na Itália, Lula destacou que a escolha será por um nome gabaritado, sem vínculos pessoais. "Eu quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, eu quero uma pessoa que seja antes de tudo gabaritada para ser ministro da Suprema Corte. Eu não quero um amigo, eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira", afirmou o presidente.
A nomeação do novo ministro do STF é aguardada com atenção, especialmente após a saída antecipada de Barroso, que deixou a Corte antes do término de seu mandato. A escolha de Lula será observada por diversos setores da sociedade e da política, dada a importância do Supremo na interpretação da Constituição e na definição de rumos para o país.
A decisão sobre a indicação deverá ocorrer após o retorno do presidente ao Brasil, previsto para esta semana.
Inflação projetada para 2025 cai para 4,72%
Número segue acima da meta do BC
São José Basketball se prepara o NBB
Estreia será sábado (18) contra o Cruzeiro, fora de casa
Gleisi anuncia corte de cargos e reestruturação da base aliada
Ministra afirma que decisão tem aval de Lula
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.