Politica

Gleisi anuncia corte de cargos e reestruturação da base aliada

Ministra afirma que decisão tem aval de Lula

Escrito por Meon

13 OUT 2025 - 16H30

Gil Ferreira/SRI

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira (13) que o governo iniciou uma reorganização da base aliada no Congresso Nacional, com corte de cargos ocupados por indicados de parlamentares que votaram contra medidas do Palácio do Planalto.

Segundo Gleisi, a decisão tem aval direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi tomada após a derrota na votação da medida provisória que tratava de alternativas de arrecadação à alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) — que perdeu validade sem ser apreciada pela Câmara dos Deputados.

“Vamos reorganizar a base do governo e fazer as mudanças necessárias, com muita responsabilidade. Mas quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo no Congresso”, disse a ministra.

Entre os partidos que devem ser afetados estão PP, de Ciro Nogueira; PSD, de Gilberto Kassab; Republicanos, liderado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (PB); e até o MDB. “Vamos tirar cargos de todos que votaram contra o governo na MP”, reforçou Gleisi.

A medida é vista nos bastidores como uma tentativa de recompor o controle político da base aliada, após uma série de derrotas e desgastes com o Centrão, que tem cobrado mais espaço no Executivo em troca de apoio parlamentar.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.