Brasil

Lula sanciona lei que cria Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais

Banco de dados permitirá consulta pública de nomes e CPFs

Escrito por Meon

29 NOV 2024 - 12H59 (Atualizada em 29 NOV 2024 - 13H10)

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, uma ferramenta que possibilitará a consulta pública do nome completo e CPF de pessoas condenadas por crimes sexuais. A iniciativa visa ampliar a transparência e reforçar o combate a esses crimes no Brasil.

De autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e com relatoria do senador Marcos Rogério (PL-RO), o projeto de lei determina que informações sobre condenados sejam divulgadas a partir da decisão judicial em primeira instância. Além disso, o cadastro incluirá detalhes sobre a pena ou medidas de segurança aplicadas, salvo casos em que o sigilo seja determinado pelo juiz.

Crimes abrangidos pelo cadastro

O sistema abrange condenados por diversos crimes sexuais, incluindo:

Estupro e estupro de vulnerável;

Registro não autorizado da intimidade sexual;

Exploração sexual de crianças, adolescentes ou vulneráveis;

Favorecimento ou mediação para prostituição;

Manutenção de casa de prostituição e rufianismo.

A lei amplia o alcance do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, criado em 2020, no governo de Jair Bolsonaro. Antes, o banco de dados restringia-se aos condenados por estupro, mas agora incluirá outros crimes de natureza sexual.

Vetos e salvaguardas

Entre os pontos sancionados, Lula vetou o artigo que previa a manutenção dos dados no sistema por 10 anos após o cumprimento da pena. Além disso, caso o réu seja absolvido em instância superior, o sigilo sobre as informações será restabelecido.

Transparência e combate à impunidade

A nova lei é vista como uma ferramenta essencial para fortalecer a proteção de vulneráveis e aumentar a transparência. O cadastro permitirá que a população e instituições tenham acesso a informações de condenados por crimes sexuais, enquanto autoridades esperam que a medida funcione como um desestímulo a esses crimes.

Com a nova legislação, o Brasil dá mais um passo no combate a crimes sexuais, reforçando a vigilância e a segurança da sociedade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.