Brasil

Mais de 250 mil se inscrevem por cotas no CPNU 2

Negros representam 27,7% dos inscritos

Escrito por Meon

02 AGO 2025 - 11H30

Divulgação

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) registrou 252.596 inscrições homologadas para vagas reservadas por cotas. Deste total, 210.882 são pessoas negras, o que representa 27,7% dos mais de 760 mil inscritos em todo o país. O CPNU 2 é o primeiro concurso federal a aplicar integralmente os percentuais da nova Lei de Cotas (Lei nº 15.142/2025).

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A nova legislação estabelece a reserva de 30% das vagas em concursos públicos: 25% para negros, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Na primeira edição do CPNU, a participação de negros foi de 20%. Agora, o número é significativamente maior, com destaque para o Bloco 9 – Regulação, que recebeu 51.515 inscrições de pessoas negras, seguido pelos blocos de Administração (47.609) e Seguridade Social (34.351).

Para a secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), Cristina Mori, a política visa corrigir desigualdades históricas no serviço público:

"Independentemente do número de inscritos, a reserva mínima será garantida ao final do processo, promovendo representatividade entre os aprovados."

O concurso também registrou 6.657 inscrições de pessoas indígenas (0,87%) e 5.004 de quilombolas (0,66%). O Bloco 9 concentrou a maior parte dessas inscrições, seguido pelos blocos de Administração, Seguridade Social e Cultura e Educação.

Entre as pessoas com deficiência (PcDs), foram homologadas 30.053 inscrições — 3,9% do total. O bloco com maior adesão foi o de Administração, com 7.819 inscritos PcDs.

As mulheres são maioria entre os participantes: 60% das inscrições confirmadas. O edital prevê ainda equiparação de gênero na etapa discursiva, com a garantia de pelo menos 50% de classificadas, desde que tenham desempenho equivalente. Gestantes e lactantes também terão condições especiais nos dias de prova.

O CPNU permite ao candidato escolher um bloco temático e definir a ordem de preferência entre cargos e órgãos. A seleção final considera provas objetivas e discursivas, além da análise de títulos, respeitando os critérios de reserva.

Com provas aplicadas em 228 cidades e vagas em 32 órgãos federais, o CPNU 2 alcança todos os estados e o Distrito Federal, com candidatos de quase 5 mil municípios.

Calendário

Prova objetiva: 5 de outubro

Prova discursiva: 7 de dezembro

Resultado final: previsto para janeiro de 2026

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.