Brasil

Morre o jornalista Mino Carta, aos 91 anos

Ele foi fundador da revista Carta Capital

Escrito por Meon

02 SET 2025 - 09H02 (Atualizada em 02 SET 2025 - 12H06)

Carta Capital

Morreu nesta terça-feira (2), aos 91 anos, o jornalista ítalo-brasileiro Mino Carta, fundador e diretor de redação da revista CartaCapital. Ele estava internado há cerca de duas semanas na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e enfrentava problemas de saúde há mais de um ano. A causa da morte não foi divulgada.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Trajetória marcante na imprensa brasileira

Mino Carta foi responsável pela criação de algumas das principais revistas do país, como CartaCapital (1994), Veja, IstoÉ, Quatro Rodas e o Jornal da Tarde.

Nascido em Gênova, na Itália, em 6 de setembro de 1933, mudou-se para o Brasil em 1946, acompanhando a família. Chegou a iniciar o curso de Direito na USP, mas abandonou a formação para se dedicar ao jornalismo.

Ao longo da carreira, também se aventurou na literatura, publicando romances que misturavam ficção e memórias do jornalismo, como O Castelo de Âmbar (2000) e A Sombra do Silêncio (2003).

Legado editorial e postura crítica

Mino Carta foi conhecido por sua independência editorial e por manter uma postura crítica em relação ao poder. Enfrentou a censura durante a ditadura militar e defendeu um jornalismo mais analítico, distante do modelo puramente mercadológico.

Repercussão

Sua morte gerou grande comoção no meio jornalístico e político, sendo lembrado como um dos nomes mais influentes da imprensa brasileira contemporânea.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.