O Estado de São Paulo registrou aumento de 160% no número de multas aplicadas por uso de celular ao volante nos primeiros seis meses do ano. Os dados foram divulgados pelo Detran-SP.
+Leia mais notícias da RM Vale
+Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J9tOJR941pSCHetlODmHS2
A pesquisa leva em consideração os primeiro seis meses desse ano, sendo comparados ao mesmo período de 2021. De acordo com o levantamento, foram 140.451 autuações registradas por esse tipo de infração só no primeiro semestre de 2022, contra 53.964 do ano anterior.
Considerando todo o estado, esta infração representa 12,5% do total de multas aplicadas neste período. Este índice variou entre 6,1% e 7,4% entre os anos de 2018 e 2021, para efeito de comparação.
O uso do celular aumenta em 400% o risco de acidentes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ato é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e rende multa de até R$ 293,47, além de resultar na perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Neto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran-SP, pontua que é necessária a conscientização da população. “É preciso que os motoristas entendam que, assim como a bebida alcoólica, o telefone móvel não combina com direção. Um trânsito mais seguro depende do engajamento de todos”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.