RMVale

São José promove palestra de conscientização sobre Síndrome de Rett

Evento no Cefe reuniu profissionais e familiares

Escrito por Meon

29 OUT 2025 - 20H00 (Atualizada em 29 OUT 2025 - 20H07)

Divulgação/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quarta-feira (29) a palestra "Você Conhece a Síndrome de Rett?", no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana. O evento integrou as ações da campanha Outubro Rett e destacou a importância da união entre ciência e amor no acolhimento às pessoas com a síndrome.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

A médica pediatra Ana Maria Sá, professora da Universidade Anhembi Morumbi, enfatizou durante a palestra: "Não vim aqui para falar de uma doença rara, mas sim para falar de pessoas. É possível somar em nossos corações ciência e amor. Este é o desafio de todos nós". O evento contou com a participação de familiares, profissionais da saúde e educação, e representantes de associações.

Deise Reis, representante da Abre-te (Associação Brasileira de Síndrome de Rett) em São José, emocionou o público ao compartilhar a experiência com sua filha Sophia, de 13 anos. "Quem tem a síndrome de Rett necessita de acolhimento e inclusão. Quanto mais divulgarmos e ampliar as informações, melhor será o atendimento", afirmou.

A Síndrome de Rett é uma condição neurológica rara que afeta principalmente meninas e provoca dificuldades motoras, cognitivas e de comunicação. A campanha municipal, instituída por lei em 2022, promove atividades de conscientização durante todo o mês de outubro, com distribuição de material informativo em escolas e UBSs.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.