O número de trabalhadores por aplicativo no Brasil cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento, parte do módulo Trabalho por meio de plataformas digitais 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, mostra que o país registrou 1,7 milhão de trabalhadores atuando em plataformas digitais no terceiro trimestre de 2024 — o equivalente a 1,9% da população ocupada no setor privado.
Em 2022, o número era de 1,3 milhão de pessoas, o que representa um aumento de mais de 335 mil trabalhadores nesse tipo de ocupação.
De acordo com o IBGE, 58,3% dos profissionais atuam em aplicativos de transporte de passageiros, sendo 53,1% em transportes particulares e 13,8% voltados a taxistas. Outros 29,3% trabalham com entregas de comida ou produtos, enquanto 17,8% prestam serviços gerais ou profissionais por meio de plataformas digitais.
O crescimento mais expressivo foi observado nas plataformas de prestação de serviços, que tiveram alta de 52,1%, passando de 193 mil para 294 mil pessoas. Em números absolutos, o maior avanço foi registrado no transporte de passageiros, que saltou de 680 mil para 878 mil motoristas — uma expansão de 29,2% em dois anos.
O aumento reflete a consolidação do trabalho digital como fonte principal de renda para milhões de brasileiros, embora a categoria ainda enfrente falta de regulamentação trabalhista e discussões judiciais sobre vínculo empregatício em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Polícia encontra postos que vendiam etanol com metanol
Os dois postos ficam no ABC Paulista
Bolsonaro recebe autorização para fazer festa de 15 anos da filha
Moraes autorizou entrada de oito pessoas na casa do ex-presidente
SJC: Prefeitura Com Você acontece neste sábado (18) no Jd. São José 2
Quarta edição do programa levará serviços públicos e gratuitos a toda comunidade
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.