O número de trabalhadores por aplicativo no Brasil cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento, parte do módulo Trabalho por meio de plataformas digitais 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, mostra que o país registrou 1,7 milhão de trabalhadores atuando em plataformas digitais no terceiro trimestre de 2024 — o equivalente a 1,9% da população ocupada no setor privado.
Em 2022, o número era de 1,3 milhão de pessoas, o que representa um aumento de mais de 335 mil trabalhadores nesse tipo de ocupação.
De acordo com o IBGE, 58,3% dos profissionais atuam em aplicativos de transporte de passageiros, sendo 53,1% em transportes particulares e 13,8% voltados a taxistas. Outros 29,3% trabalham com entregas de comida ou produtos, enquanto 17,8% prestam serviços gerais ou profissionais por meio de plataformas digitais.
O crescimento mais expressivo foi observado nas plataformas de prestação de serviços, que tiveram alta de 52,1%, passando de 193 mil para 294 mil pessoas. Em números absolutos, o maior avanço foi registrado no transporte de passageiros, que saltou de 680 mil para 878 mil motoristas — uma expansão de 29,2% em dois anos.
O aumento reflete a consolidação do trabalho digital como fonte principal de renda para milhões de brasileiros, embora a categoria ainda enfrente falta de regulamentação trabalhista e discussões judiciais sobre vínculo empregatício em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
São José dos Campos ativa equipes de zeladoria 24h no CSI
Iniciativa visa agilizar resposta a ocorrências urbanas
Hotel Urupema é implodido em São José dos Campos
Operação inédita contou com drones e 50 kg de explosivos
SJC: PAT oferece 513 vagas de emprego nesta segunda-feira (17)
Veja como concorrer às vagas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.