O Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou nesta quinta-feira (19) uma grande operação contra a pirataria digital, tirando do ar 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal. A ação, denominada "Operação 404", faz referência ao código de erro da internet que indica uma página não encontrada, e representa a sétima fase de uma série de operações voltadas para o combate à violação de direitos autorais no ambiente online.
A operação é parte de uma mobilização internacional contra a pirataria e contou com a execução de 30 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de cinco pessoas. Além do fechamento dos sites e aplicativos, conteúdos ilegais, incluindo áudio, vídeo e jogos, foram removidos dos servidores e desindexados dos mecanismos de busca. Páginas e perfis relacionados também foram excluídos das redes sociais.
O Ministério da Justiça destaca que os prejuízos causados pela pirataria não se limitam ao impacto econômico, afetando também a indústria criativa e os direitos de autores e artistas. Além disso, operações anteriores revelaram que os sites de conteúdo pirata frequentemente distribuíam vírus e malwares, colocando os usuários em risco de roubo de dados e outros ataques cibernéticos.
A operação reforça o compromisso do governo brasileiro em proteger a propriedade intelectual e garantir um ambiente digital seguro e respeitoso aos direitos dos criadores de conteúdo.
Morador de Jacareí morre afogado em praia de Caraguá
Tragédia aconteceu na tarde deste sábado (8) na Martim de Sá
Marcos Pontes, formado pelo ITA, recebe premio #BrazilsBest Peace Award
Homenagem contou com a presença de 70 astronautas
São José realiza mais um Conexão Juventude neste domingo (9)
Evento gratuito acontece na zona sul a partir das 13h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.