O Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou nesta quinta-feira (19) uma grande operação contra a pirataria digital, tirando do ar 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal. A ação, denominada "Operação 404", faz referência ao código de erro da internet que indica uma página não encontrada, e representa a sétima fase de uma série de operações voltadas para o combate à violação de direitos autorais no ambiente online.
A operação é parte de uma mobilização internacional contra a pirataria e contou com a execução de 30 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de cinco pessoas. Além do fechamento dos sites e aplicativos, conteúdos ilegais, incluindo áudio, vídeo e jogos, foram removidos dos servidores e desindexados dos mecanismos de busca. Páginas e perfis relacionados também foram excluídos das redes sociais.
O Ministério da Justiça destaca que os prejuízos causados pela pirataria não se limitam ao impacto econômico, afetando também a indústria criativa e os direitos de autores e artistas. Além disso, operações anteriores revelaram que os sites de conteúdo pirata frequentemente distribuíam vírus e malwares, colocando os usuários em risco de roubo de dados e outros ataques cibernéticos.
A operação reforça o compromisso do governo brasileiro em proteger a propriedade intelectual e garantir um ambiente digital seguro e respeitoso aos direitos dos criadores de conteúdo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.