O Governo Federal revelou, nesta quinta-feira (7), que assinou contrato para a compra de 100 milhões de doses da vacina Coronavac – vacina contra o Covid-19 desenvolvida entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.
A informação foi revelada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante coletiva de imprensa.
“Assinamos o contrato com o Butantan para a compra das primeiras 46 milhões de doses até abril e as outras 54 até o final do ano”, disse o ministro.
Pazuello disse ainda que “Todas as vacinas do butantan serão incorporadas ao plano nacional de vacinação”.
Além da vacina do Butantan, o Brasil também deve produzir a vacina desenvolvida pela Astra-Zenica e a Universidade de Oxford.
“Toda a fabricação da Fio Cruz, do Butantan e de qualquer empresa nacional é do Governo Federal [...] Oferecemos vacina grátis e voluntária, no que depender do Ministério da Saúde, para todos os brasileiros, independente de plano de saúde ou não”, afirma Pazuello.
De acordo com o ministro, o custo da vacina da Astra-Zenica é de $ 3,75 (dólares) por dose. Já a do Butantan é de aproximadamente $ 10 (dólares). Ainda segundo Pazuello, o Brasil terá a capacidade de produzir 30 milhões de doses por mês já no primeiro trimestre.
Sobre a disponibilidade de seringas para aplicação das vacinas, Pazullo foi categórico: “Não existe falta de seringa”. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério de Saúde na coletiva, há 80 milhões de seringas disponíveis para início imediato da campanha de vacinação contra a Covid-19. Há negociações para a aquisição de 30 milhões de seringas por mês até o final de janeiro
Eduardo Pazuello deu três possíveis períodos para início da campanha nacional de vacinação:
- Cenário otimista: até 20 de janeiro com a vacina do Butantan e a da Astra-Zenica (através da Fiocruz).
- Cenário médio: entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro também com a vacina do Butantan e a da Astra-Zenica (através da Fiocruz).
- Cenário mais alongado (caso o registro na Anvisa ou produção da vacina tenham imprevistos): a partir do dia 10 de fevereiro até março.
Pazuello também afirmou que o Brasil tem tratativas com outras vacinas como:
- Sputnik V
- Janssen – J&J
- Moderna
- Pfizer
SJC: Domingo no Parque traz teatro e Jongo para animar setembro
Programação gratuita no Parque da Cidade terá espetáculos para toda a família nos dias 14, 21 e 28
Jacareí passa a oferecer auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica
Famílias em áreas de risco geológico ou de inundação também serão beneficiadas
Dois homens morrem em acidente na Dutra em Taubaté
Colisão envolveu moto, caminhão e carro durante a madrugada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.