A EDP, empresa que atua em todas as áreas do setor elétrico brasileiro, está realizando o Escola da Energia, programa que visa promover a aprendizagem e engajar o ambiente estudantil em temas de energia relevantes para a sociedade e para o meio ambiente. Neste ano, as instituições participantes estão sendo desafiadas a desenvolver conteúdos criativos com foco no tema Ciclo da Energia.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
As ações do programa começaram em março e acontecem ao longo de todo o ano, envolvendo atividades voltadas à formação de professores, inclusão digital, distribuição de kits multimídia e tablets, concurso cultural, entre outras. Em junho, por exemplo, aconteceram as exposições das maquetes feitas pelos alunos para o Prêmio Escola da Energia.
Os trabalhos foram elaborados em sala de aula, com orientação dos professores, sobre a temática Caminhos da Energia, Caminhos do Futuro: Geração, Transmissão, Distribuição e Consumo, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a energia e seu impacto no cotidiano, fomentar a criatividade e a reutilização de materiais recicláveis na produção artística, reforçando a conscientização ambiental. O prêmio tem três categorias – Estudantes, Professores e Escolas – com diversas premiações, entre kits do projeto e viagens, incluindo até R$ 50.000,00 em melhorias para as escolas vencedoras.
Em 2025, estão sendo beneficiados mais de 10 mil estudantes e 900 professores de 44 escolas públicas em dez estados brasileiros: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Realizado há 23 anos, o programa era conhecido com EDP nas Escolas até 2024. Neste ano, passou a se chamar Escola da Energia e tem como objetivo aprimorar habilidades digitais e inovativas de professores e desenvolver o pensamento crítico nos alunos, por meio de capacitação para uso de tecnologia, oferta de conteúdo digital e metodologias ativas de ensino.
“Acreditamos no papel transformador da educação para a sociedade e, por isso, estamos há mais de 20 anos promovendo e aprimorando este programa, que visa contribuir para a melhoria da qualidade da vida estudantil de alunos de 1º ao 9º ano e dos indicadores da educação pública nas comunidades onde atuamos”, afirma Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.
O Escola da Energia está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à agenda 2030 da ONU, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos nos próximos anos. Com esta iniciativa, a EDP colabora para as metas dos ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis).
Túneis da Serra Nova da Tamoios serão fechados durante a noite
Serra Antiga irá operar em mão dupla
SP contrata agentes para o programa SuperAção
150 agentes irão atuar em programa contra pobreza
Brasil libera visto eletrônico para COP30
Participantes estrangeiros poderão solicitar gratuitamente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.