O nível do Rio Negro, em Manaus (AM), atingiu a marca alarmante de 12,22 metros nesta terça-feira (29), estabelecendo um novo recorde negativo desde que o monitoramento diário começou em 1902. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) registrou que, após ter atingido 12,66 m em 4 de outubro, o rio continua a sua trajetória de queda.
O 45º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas indica que o nível do rio diminui a uma taxa de pelo menos cinco centímetros por dia. A região enfrenta um cenário preocupante, especialmente com a expectativa de que as chuvas regulares só devem começar em novembro. Segundo a superintendente regional de Manaus, Jussara Cury, a situação crítica pode persistir, com a cota do rio permanecendo abaixo de 16 metros até a primeira semana de dezembro.
Esse cenário traz desafios significativos para a população local, que aguarda a chegada de chuvas mais volumosas para mitigar os impactos da seca.
SUS reforça Belém para COP30 com Hospital de Campanha 24h e 144 profissionais
Estrutura da Força Nacional do SUS funcionará até 25 de novembro na Usina da Paz, garantindo atendimento de baixa e média complexidade a moradores e visitantes
São José dos Campos é tricampeã dos Jogos Paralímpicos de SP
Município vence pela terceira vez consecutiva com 52 pontos na classificação geral do evento
Urbam abre concurso para arquiteto e engenheiro eletricista em São José
Inscrições vão até 25 de novembro para cadastro de reserva
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.