O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializou nesta quinta-feira (18) a escolha do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A proposta teve urgência aprovada na quarta-feira (17), o que encurta o trâmite e permite que seja votada diretamente no plenário. A expectativa é que o parecer de Paulinho fique pronto em até duas semanas.
Segundo aliados, o deputado deve apresentar um texto de “meio-termo”, contemplando redução das penas, mas sem conceder perdão total aos crimes. A escolha de Paulinho foi vista como estratégica, por sua capacidade de transitar entre diferentes alas da política e também pelo seu bom relacionamento com o STF, em especial com o ministro Alexandre de Moraes, relator das ações ligadas ao 8 de janeiro.
Contexto político
A anistia é prioridade da oposição e tem sido defendida em caráter amplo, o que beneficiaria inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal.
No entanto, parte do Centrão e aliados de Paulinho avaliam que a proposta precisa ser mais restritiva, sob risco de desgaste político. O próprio relator afirmou que seu papel será buscar um “projeto pacificador para o país”.
Trajetória do relator
Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade, tem histórico de apoio ao governo Lula em 2022, mas se afastou durante a transição e, mais recentemente, passou a fazer acenos à centro-direita. Ele participou, por exemplo, do lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União) à Presidência e apoia a gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Polícia Civil prende mulher suspeita de envolvimento na morte de ex-delegado-geral
Mulher teria transportado um fuzil utilizado pelos criminosos
Conab projeta nova safra recorde de grãos em 2025/26
Estimativa aponta crescimento de 1%
Móveis para moradias do CDHU são produzidos em fábrica de presídio de Caraguá
Unidade entregará 236 unidades de cada tipo determinado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.